Prêmio Sebrae de Jornalismo revela três finalistas gaúchos na etapa nacional da 12ª edição
Com recorde histórico de inscrições, premiação reconhece o melhor do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil e, neste ano, tem três jornalistas do RS
–
O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que será entregue no dia 4 de dezembro, já tem os finalistas nacionais. Após as etapas de seleção estadual e regional, foram escolhidos os trabalhos de representantes de 16 estados brasileiros e três deles são gaúchos. São eles: Ana Esteves, na categoria Texto, com a matéria “Cresce a tendência de roteiros rurais em pequenos municípios do Rio Grande do Sul (Jornal do Comércio / RS); Airton Lemos, na categoria Áudio, com a matéria “O impacto da enchente de 2024 no comércio e nos serviços do RS” (Rádio Acústica FM – Camaquã / RS); e, Camila Hermes, na categoria Fotografia, com o projeto “O “criador de monstros” que renasceu da lama em Porto Alegre (Zero Hora / RS).
Em 2025, a edição alcançou o terceiro recorde consecutivo de inscrições, com quase 3,5 mil trabalhos enviados, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O resultado confirma o prêmio como a maior iniciativa de valorização do jornalismo voltado ao empreendedorismo no país.
–
Voltada para profissionais e estudantes de comunicação, a premiação contempla quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo), destinadas à imprensa profissional. Além da categoria especial Jornalismo Universitário, que incentiva a produção jornalística sobre empreendedorismo dentro das universidades.
–
A cerimônia de premiação nacional do PSJ será realizada em Brasília, reunindo jornalistas e estudantes de todo o país. Durante o evento, serão revelados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, escolhido entre os primeiros lugares das categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.
–
Além do troféu, os vencedores nacionais receberão notebooks e celulares, como forma de reconhecimento e incentivo à produção jornalística de qualidade sobre o empreendedorismo brasileiro.
Fonte Agencia Sebrae

