A espera chegou ao fim! Nesta quarta-feira (20/08), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) anunciou as 12 vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A iniciativa reafirma o objetivo de valorizar o empreendedorismo feminino, estimular a formalização e o crescimento de empresas lideradas por mulheres, além de fortalecer redes de apoio e capacitação.
Ao todo, 218 empreendedoras se inscreveram na competição. Foram escolhidas 12 vencedoras — correspondentes aos três primeiros colocados de cada uma das categorias (Microempreendedora Individual, Pequenos Negócios, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais) — após avaliação de um júri técnico que considerou critérios como inovação, impacto socioeconômico, viabilidade e potencial de crescimento dos negócios apresentados.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, Jonas Alves, o avanço do empreendedorismo feminino é fundamental para reduzir desigualdades. Ele destacou as ações promovidas pelo Sebrae no apoio às mulheres que desejam abrir seu próprio negócio ou melhorar os resultados de seus empreendimentos.
“Temos que estar juntos, homens e mulheres, trabalhando para desenvolver o estado, e o Sebrae também está nessa caminhada para melhorar resultados. Além das qualificações e consultorias oferecidas, as mulheres também podem contar com o nosso fundo garantidor de até 100% para operações de crédito”, ressaltou Jonas.
A diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, enfatizou o cenário desafiador que as mais de 188 mil empreendedoras de todo o estado enfrentam diariamente ao conciliar vida pessoal e carreira profissional. “As finalistas não representam apenas os seus negócios, mas toda a força, coragem e capacidade de transformação. O prêmio busca dar visibilidade a histórias que muitas vezes passam despercebidas”.
Para a empresária Nathalia Ramalho, campeã na categoria Microempreendedora Individual (MEI), o prêmio é um estímulo para que mais mulheres invistam na criação do próprio negócio. “Todas nós sabemos o quanto é duro empreender, porque as coisas mudam muito repentinamente. Cabeça de empreendedora todo mundo sabe como é: um milhão de ideias, mas precisamos de alguém ao nosso lado para nos apoiar. Agradeço muito a Deus, à minha família e à equipe do Sebrae”, declarou.
As vencedoras do primeiro lugar receberam troféus e a oportunidade de participar da missão “Delas Summit”, prevista para outubro, em Florianópolis — um evento que reúne capacitação, networking e visibilidade nacional. Já as que ficaram em segundo lugar também foram premiadas com troféus, como reconhecimento pelo avanço e relevância de seus empreendimentos.
Confira a lista das vencedoras:
Categoria: Microempreendedora Individual
1º lugar: Nathalia de Assis Ramalho (Beauty Studio/Araputanga)
2º lugar: Irinia Casarin (AromArt/Cuiabá)
3º lugar: Lorena de Moraes Noronha (A Menina do Algodão Doce/Primavera do Leste)
Categoria: Pequenos Negócios
1º lugar: Carla Cristine Assumpção de Almeida (Pede Simininu/Cuiabá)
2º lugar: Yasmin Rojas Fonseca (Origem Compostagem/Cuiabá)
3º lugar: Cecília Viveiros (Natureza Raiz/Cuiabá)
Categoria: Ciência e Tecnologia
1º lugar: Janete Medeiros (Millenium Software/Campo Verde)
2º lugar: Wanessa Costa Silva (Instituto Tugani/Cuiabá)
3º lugar: Giancarla dos Santos Oliveira (Biomudas Produção e Consultoria/Lucas do Rio Verde)
Categoria: Produtora Rural
1º lugar: Dalva Cristiana do Nascimento (Estância Recanto dos Sonhos/Tangará da Serra)
2º lugar: Denise Krieger Hasse (Propriedades Santo Antônio do Formoso e Fazenda Vó Minda/Lucas do Rio Verde)
3º lugar: Elisandra Vedovatto Hahn (Sítio Sorrifrutas/Vera)
Fonte Agencia Sebrae