8:22 AM
16 de outubro de 2025

Presidente da Conafer é preso em flagrante pela CPMI do INSS

Presidente da Conafer é preso em flagrante pela CPMI do INSS

PUBLICIDADE


O presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso em flagrante na madrugada desta terça-feira (30), enquanto prestava depoimento à CPMI do INSS. As informações são do site do Senado Federal.

Segundo o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), Lopes mentiu ao colegiado, mesmo após ter se comprometido a falar a verdade.

Lopes negou envolvimento em fraudes nos descontos de aposentados, mas afirmou desconhecer detalhes de operações de pessoas e empresas ligadas à entidade, investigadas por irregularidades.

Viana disse que Lopes ocultou informações e tentou convencer o colegiado de que a operação era regular, cometendo o crime de falsidade ideológica.

A Conafer é a segunda entidade associativa com mais descontos nas mensalidades dos aposentados. A investigação da Polícia Federal aponta que esses descontos eram ilegais sem autorização dos pensionistas, por isso a Conafer entrou na mira das apurações.

Em um intervalo de seis anos, entre 2019 e 2024, a Conafer registrou um crescimento de mais de 790 vezes nos descontos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor acumulado no período atingiu R$ 688 milhões.

De origem indígena, o presidente da confederação, Carlos Roberto Lopes, também é sócio de uma empresa de melhoramento genético de gado e dono de um quiosque que vende artesanato indígena no Aeroporto de Brasília.

Careca do INSS comprou salas comerciais por R$ 700 mil e pagou com Pix

Dois meses antes da operação contra fraudes no INSS, Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, adquiriu salas comerciais e um apartamento em Brasília, pagando via Pix. Escrituras e depoimentos apontam indícios de lavagem de dinheiro ligados a empresas offshore nas Ilhas Virgens Britânicas

Folhapress | 10:00 – 29/09/2025

Moraes decide avançar com denúncia contra Eduardo Bolsonaro sem notificação pessoal

Moraes autorizou o prosseguimento do processo contra Eduardo Bolsonaro mesmo sem notificação pessoal, após o deputado admitir estar nos EUA para evitar a Justiça. A denúncia será comunicada por edital, enquanto o caso de Paulo Figueiredo seguirá via carta rogatória.

Folhapress | 07:54 – 30/09/2025



Fonte. .Noticias ao Minuto

Leia mais

Rolar para cima