8:07 PM
12 de setembro de 2025

Professora da UFSC usa discurso de formatura para militância

Professora da UFSC usa discurso de formatura para militância

PUBLICIDADE



Uma cerimônia de formatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se tornou palco de militância nesta semana após uma professora usar o discurso para tratar de política. “Sem anistia aos golpistas!”, exclamou a docente, escolhida para representar os alunos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação no evento realizado na última terça-feira (9).

As falas – transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube gerenciado pela Secretaria de Cultura e Artes da universidade – chegaram a ser aplaudidas, em pé, por professores que aparecem no vídeo. Entre os formandos e familiares, a reação não foi unânime.

O trecho do discurso da professora foi publicado nas redes sociais por um veículo de comunicação do estado e gerou inúmeras críticas. “Nem em dias tão especiais como formaturas de alunos, eles conseguem não militar com a cartilha ideológica da esquerda”, comentou um perfil de estudantes da instituição. “Usam a UFSC como palanque barato”, continuou um professor da mesma universidade, contrário à atitude.

Uma mãe que estava presente na cerimônia também se manifestou. Segundo ela, sua família precisou deixar o local para evitar “constrangimento” maior. “Tive que sair do auditório na formatura do meu filho”, relatou, ao afirmar que a professora “desrespeitou os alunos, os pais e o contribuinte”.

Durante o discurso — realizado na mesma semana em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é julgado pelo Supremo Tribunal federal (STF) —, a professora afirmou que o Brasil estaria vivendo “momento político delicado”, e “sendo atacado em sua soberania”.

Segundo ela, um “discurso falso e transvestido de patriótico” estaria chamando de “ditadores” quem estaria tentando proteger o Brasil. “Quando a democracia está sendo atacada, sua defesa não pode ser retórica ou abstrata”, discursou a professora, que parece ser interrompida por alguém da plateia, e aumenta o tom de voz.  “Precisa ser efetiva e firme!”, continua.

No vídeo transmitido pela UFSC, a docente cita ainda uma frase, que atribui ao promotor Julio César Strassera. “Esta é a nossa oportunidade e, quem sabe, seja a última”, diz, afirmando ser contrária à anistia para “golpistas”.

“Golpistas são aqueles que tomaram nossas universidades”, afirma deputada

À Gazeta do Povo, a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) rebateu a afirmação da professora. De acordo com ela, “golpistas são aqueles que tomaram nossas universidades para subverter a sociedade”.

A reportagem entrou em contato com a UFSC para que a instituição se manifestasse, mas a universidade informou que “não há posicionamento” sobre o assunto.





Fonte. Gazeta do Povo

Leia mais

Rolar para cima