Mais de 5 mil alunos de 40 escolas públicas participaram, neste ano, do Programa “Escola Inovadora”, iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), que busca desenvolver soluções criativas e sustentáveis junto a estudantes dos ensinos fundamental e médio.
As atividades ocorreram em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Água Boa, Barra do Garças, Confresa, Tangará da Serra, Diamantino, Campo Verde, Juína, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.
O programa é estruturado em cinco etapas interconectadas: Sensibilização, Formação de Professores, Ideação, Validação e Apresentação. Na fase de Sensibilização, palestras e atividades introdutórias despertam o interesse dos alunos pela inovação e empreendedorismo. Em seguida, na etapa de Ideação, são desevolvidos módulos práticos que exploram aptidões, sonhos e ideias, incentivando criatividade e autoconhecimento. Na fase Validação, as propostas são testadas e aprimoradas por meio de pesquisas de campo, entrevistas com a comunidade e workshops.
Por fim, na etapa Apresentação, os estudantes expõem suas soluções em um Demoday, compartilhando os projetos com a comunidade. “O programa fortalece a formação de professores e engaja a comunidade escolar em torno de projetos significativos. Também promovemos a conexão entre escola, território e sociedade, unindo aprendizado a propósito”, destacou Felipe Tavares, gestor estadual do Programa Escola Inovadora do Sebrae/MT.
Um dos exemplos do impacto da iniciativa ocorreu na Escola Estadual Nagib Saad, na comunidade Agrovila das Palmeiras, em Santo Antônio de Leverger. Os alunos desenvolveram soluções nas áreas de meio ambiente, empreendedorismo e geração de oportunidades. Entre os projetos estão o aplicativo “Resíduos que Vira Vida”, que ensina técnica de compostagem de resíduos orgânicos; o “Trampo”, voltado à divulgação de vagas de emprego na região; e o “Ecoart”, destinado à profissionalização e à produção de artigos a partir de materiais recicláveis.
Estudantes da Escola Nagib Saad durante apresentação da ideia voltada para o turismo local
O diretor da instituição, Rogério Major, destacou a importância do programa para a escola e para a comunidade. “Quero agradecer ao Sebrae/MT por realizar este trabalho tão importante para nossa região. Os projetos foram maravilhosos e, certamente, serão implementados para fazer diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Já o estudante Eduardo Augusto da Silveira Martins, do 1º ano do ensino médio, avaliou a experiência como transformadora. “Foi incrível e quebrou a rotina. Melhorou nossa credibilidade, conhecimento e criatividade”.
–
Fonte Agencia Sebrae

