O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) celebrou, na noite desta segunda-feira (17/11), a conclusão da Jornada de Inovação do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que beneficiou 123 empresários de Cuiabá e Várzea Grande. O programa, de alcance nacional, tem como objetivo aumentar a produtividade e competitividade de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Com duração de seis meses, o programa oferece acompanhamento personalizado e gratuito, com foco em promover a inovação nos negócios. O ALI foi criado pelo Sebrae em 2008 para ampliar a capacidade de inovação contínua das micro e pequenas empresas.

“Estamos aqui celebrando algo maior do que números ou metodologias. Celebramos pessoas que decidiram dar um passo além. Que escolheram inovar, mesmo quando isso significava mudar rotinas, repensar processos e acreditar que suas empresas poderiam e mereciam dar passos maiores”, destaca o diretor de Administração e Finanças, Roberto Dahmer.
O programa completa 17 anos em 2025 e, em Mato Grosso, já são 14 anos de atuação. É reconhecido como o maior programa em extensão da América Latina, com presença nos 27 estados. Para o próximo ano, somente em Cuiabá e Várzea Grande, 300 empresários, de vários segmentos serão capacitados.
O encontro desta segunda-feira, realizado na Agência Sebrae Cuiabá, do Goiabeiras Shopping, cumpre a etapa “Reconhecer”, que além de reunir os empresários para a realização de palestras sobre inovação e marketing digital estratégico, também reconheceu os três empreendedores que alcançaram melhores resultados dentro do programa.

Empresário há nove anos no ramo de estética automotiva, Gustavo Fitipaldi, recebeu um troféu por cumprir todas as etapas do programa. Para ele, um dos gargalos que enfrentava em sua empresa era a total dependência da prestação dos serviços ao seu comando. Com isso, com o volume de funções que precisava executar, o operacional ficava mais lento e impactava na entrega.
“O programa foi uma ferramenta fundamental para a organização na parte de produtividade. Com o auxílio dos agentes, fizemos um quadro com os trabalhos a serem feitos no dia. Com isso, tudo fluiu melhor e consegui cumprir com os prazos de entrega, o que é muito importante no mercado em que atuo”, destaca.
A segunda empreendedora ganhadora do troféu foi a Nathália Santos, proprietária há quatro anos em uma empresa de marketing digital. A empresária disse que a dificuldade em fazer a gestão do negócio quase a fez desistir de tudo.
“O ALI veio para me mostrar onde estava tendo problema. Com a análise dos indicadores, eu consegui ver o que era prioridade e o que precisava fazer para sanar a dificuldade. Eu estava exausta com a demanda de trabalho. O programa possibilitou que eu me organizasse e hoje estou trabalhando melhor e obtendo resultados satisfatórios, tudo isso sem abrir mão da minha vida pessoal com o meu filho de dois anos”, argumenta.
Atendimentos em Mato Grosso
O Programa ALI integra a iniciativa ‘Brasil Mais Produtivo’, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o SEBRAE e outras instituições.
Em Mato Grosso, nos últimos cinco anos, mais de 2.000 empresas foram atendidas. Já nos 12 meses de 2025 foram contabilizados mais de 700 empresários. O ALI atua com uma metodologia que visa acelerar a competitividade, conectando gestão, tecnologia, dados e inovação, para transformar realidades em todas as regiões.

Segundo dados do Sebrae/MT, os resultados da capacitação são significativos, com o aumento médio de 25% em produtividade, e mais de 12% de aumento no faturamento. “Este é um dos programas mais robustos do sistema Sebrae, com 17 anos de trajetória, sendo operado nas 27 federações, promovendo transformações imediatas e impactantes nos negócios com o foco de impulsionar a inovação no estado”, destacou a gestora estadual do programa, Mara Marques.
Ainda segundo a gestora, o momento “Reconhecer” cumpre papel estratégico na continuidade da jornada empresarial, destacando publicamente empresas que se engajaram, evoluíram na gestão e demonstraram tendência de crescimento em faturamento e produtividade.
A inovação, no âmbito do programa, é tratada como instrumento prático de competitividade: melhoria incremental de processos, testes rápidos, organização operacional, desenvolvimento de novos produtos e uso de dados como base decisória. Além de Cuiabá e Várzea Grande, o ALI é realizado nas cidades de Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alta Floresta, Cáceres e Barra do Garças.
Os interessados em conhecer as soluções oferecidas pelo Sebrae podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 570 0800 que funciona 24h de segunda a domingo, inclusive por WhatsApp, ou pode procurar um dos pontos de atendimento no estado. Confira os locais no link.
Fonte Agencia Sebrae

