4:39 PM
5 de julho de 2025

Projeto piloto do Sebrae/MS estimula boas práticas de sustentabilidade no trade turístico de Bonito | ASN Mato Grosso do Sul

Projeto piloto do Sebrae/MS estimula boas práticas de sustentabilidade no trade turístico de Bonito | ASN Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE


Reconhecido internacionalmente como referência em ecoturismo, o município de Bonito dá mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável com o lançamento da consultoria “Boas Práticas de Sustentabilidade para o Trade Turístico”, promovida pelo Sebrae/MS. A iniciativa teve início nesta quinta-feira (3), com a participação de 20 empreendimentos locais, entre agências, hotéis, pousadas, atrativos e restaurantes.

De acordo com Matheus Oliveira, gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, o propósito é ampliar o impacto positivo da sustentabilidade no setor turístico e promover o intercâmbio entre empresas que já adotam práticas inovadoras e aquelas que estão começando esse processo.

“Esse novo produto que estamos criando dentro do Polo de Ecoturismo e do Sebrae/MS aproxima os negócios que já aplicam boas práticas e extraem valor disso, com aqueles que querem inovar e ampliar sua atuação sustentável. Além de ganhos financeiros e de imagem, o projeto tem um forte viés social, ao envolver funcionários e a comunidade, levando esse conhecimento também para estudantes. Ser referência em ecoturismo está diretamente ligado ao compromisso com a sustentabilidade”, destacou.

De maneira leve e prática, o encontro antecipou temas que serão aprofundados ao longo da consultoria, como consumo consciente, redução de impactos ambientais e engajamento das equipes e da comunidade.

Com duração de nove meses, a consultoria tem como objetivo apoiar os empresários na adoção e no fortalecimento de práticas que aliem responsabilidade ambiental, impacto social positivo e governança. A proposta visa estimular o intercâmbio de experiências entre empresas que já adotam ações sustentáveis e aquelas que estão iniciando esse processo.

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso aos temas que serão trabalhados ao longo do programa

Crescimento com responsabilidade

A consultoria será realizada de forma coletiva, com workshops e oficinas, e de maneira individualizada, por meio de atendimentos personalizados dentro das empresas. A proposta é implementar ações baseadas nos três pilares da sustentabilidade – ambiental, social e de governança (ESG) – fomentando um ambiente de aprendizado contínuo e de troca de experiências entre os participantes.

Empresários do trade turístico veem na iniciativa uma oportunidade de fortalecer seus negócios e contribuir com o desenvolvimento do município. Jean Pierre, sócio proprietário do Juanita Restaurante, está entre os participantes da consultoria e destaca a importância do projeto.

“Estou bem animado com essa consultoria do Sebrae/MS dentro do projeto Bonito Sustentável. É uma chance de olhar com mais atenção para o impacto que a nossa empresa gera no meio ambiente e buscar formas reais de melhorar. Queremos aplicar práticas como o Carbono Neutro e o Lixo Zero, que ajudam tanto o planeta quanto a organização interna do negócio. A ideia é evoluir junto com a cidade, mostrando que dá para ser sustentável e ao mesmo tempo oferecer um bom serviço, com consciência e responsabilidade”, ressaltou.

Silvia Schmidt, proprietária do Hotel Paraíso das Águas, comenta que o projeto é uma oportunidade de aprendizado coletivo e incentivo à transformação local.

“Minha expectativa é poder passar o que eu tenho de conhecimento e absorver o que os colegas já praticam. Será muito saudável e necessário, pois a cidade precisa desse movimento para se desenvolver. Em nosso hotel temos o compromisso com a reciclagem e o lixo zero. Implantar outras práticas será essencial para avançarmos ainda mais”, afirmou.

Luciana Garcia, da agência de turismo Acqua, também participa da consultoria e acredita que o compromisso com a sustentabilidade precisa estar no centro da atuação dos profissionais do setor:

“Penso que trabalhar o conceito de sustentabilidade e conservação ambiental é um compromisso de quem vive a partir do turismo de Bonito. Isso precisa voltar a fazer parte do dia a dia dos agentes de turismo, que são o primeiro contato do destino com os visitantes. Eles têm um papel essencial na conscientização e preparo desse cliente, destacando práticas e pontos importantes que, muitas vezes, passam despercebidos”, reforçou.

Os empresários que fazem parte do programa terão consultorias coletivas e individuais com atendimento personalizado dentro das empresas

Bonito rumo ao carbono neutro

O projeto também está alinhado à meta de Bonito se tornar o primeiro destino turístico Carbono Neutro do Brasil, apoiando a implementação do Plano de Mitigação de Carbono do município. Empresas que já possuem boas práticas servirão como referência para as demais, incentivando um movimento coletivo e contínuo.

Além disso, a ação funcionará como plataforma integradora para novos projetos ligados à sustentabilidade, colaborando com a construção de um modelo de governança participativa entre empresas, comunidade e poder público.

Com iniciativas como essa, o Sebrae/MS reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo em Bonito, promovendo a competitividade dos pequenos negócios e a preservação dos recursos naturais que fazem da região um dos destinos mais procurados do Brasil.

Para mais informações sobre as ações de inovação apoiadas pelo Sebrae/MS, acesse ms.agenciasebrae.com.br ou ligue para o número 0800 570 0800.



Fonte. Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima