9:58 PM
14 de agosto de 2025

Quando a medicina vai ao tribunal: o que é erro médico?

Quando a medicina vai ao tribunal: o que é erro médico?

PUBLICIDADE



Está no ar o novo episódio do podcast Olhar da Saúde, que trata sobre um tema essencial para os profissionais da saúde e para o público em geral: os erros médicos.

O convidado da vez é Ricardo Gariba, odontologista e especialista no tema, que fala sobre como esses eventos acontecem, quais as consequências para os envolvidos e, principalmente, como podem ser evitados.

Erro médico é toda falha ou omissão no cuidado de um paciente que resulta em dano — e pode acontecer em qualquer etapa do atendimento, desde o diagnóstico até o tratamento.

Apesar de muitas vezes ser tratado como tabu, o assunto é mais comum do que se imagina e está entre as principais causas de morte evitável no mundo. Falar sobre isso, portanto, é um passo fundamental para promover mais segurança e qualidade na assistência à saúde.

No episódio, Gariba explica as diferentes formas de erro (diferenciando de situações como efeitos colaterais de medicamentos), a responsabilidade dos profissionais e das instituições de saúde, e a importância de criar estratégias de prevenção, e não apenas de punição, para que esses casos possam ser analisados com transparência. Entre elas, o termo de consentimento livre e esclarecido e o preenchimento adequado do prontuário médico.

Continua após a publicidade

Ele também comenta como os pacientes podem se proteger e participar ativamente do seu próprio cuidado e explica como é feita a judicialização dos casos de erros médicos.

Clique aqui para assistir ao podcast. Ou, se preferir, escute no Spotify:

Continua após a publicidade

O podcast Olhar da Saúde é apresentado por Carlos Eduardo Barra Couri, endocrinologista e fundador do portal Olhar da Saúde.

Conheça os outros podcasts do ecossistema de VEJA SAÚDE clicando aqui.

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima