1:11 AM
18 de agosto de 2025

Quando viajar é também se sentir acolhido | ASN Mato Grosso do Sul

Quando viajar é também se sentir acolhido | ASN Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE


Com paisagens exuberantes e vocação para o ecoturismo, Mato Grosso do Sul agora vem buscando reconhecimento pela forma como acolhe seus visitantes. Iniciativas em Bonito, no Pantanal e em outras regiões do estado estão tornando o turismo mais inclusivo, com experiências pensadas para o público LGBTQIAPN+ e um mercado que aposta na diversidade como diferencial competitivo.

Conhecidos como destinos “LGBT+ friendly”, esses lugares garantem que pessoas da comunidade possam viver suas viagens com tranquilidade, sem medo de constrangimentos ou violência. No estado, especialmente em roteiros de ecoturismo, ações vêm sendo implementadas para tornar esse acolhimento uma realidade concreta.

Esse movimento encontra respaldo em uma trajetória de políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+ no estado, que antecedem inclusive a adoção de estratégias voltadas ao turismo. Regiões como Bonito e o Pantanal se destacam por oferecer não apenas infraestrutura organizada e preservação ambiental, mas também experiências únicas que agora ganham um novo olhar: o da diversidade e do respeito.

Como parte desse esforço, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul lançou em 2020 a logomarca “Diversidade Bem-Vinda”, um selo oficial disponível para download no site www.visitms.com.br. A proposta é que empreendimentos turísticos utilizem o selo como símbolo do compromisso com um atendimento inclusivo. “O lançamento da logomarca é o resultado de um trabalho responsável e coletivo, realizado pela Fundação de Turismo e pelo trade sul-mato-grossense, que se mostrou muito interessado em bem receber o público LGBT em nossos destinos”, disse na época Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS.

A adoção do selo e o fortalecimento desse posicionamento têm incentivado cada vez mais negócios locais a estruturarem experiências acolhedoras para a comunidade LGBTQIAPN+. Do ecoturismo às expedições fluviais, empreendimentos em diferentes regiões do estado vêm incorporando o respeito à diversidade como valor essencial.

Todos são bem-vindos a bordo

Em Corumbá (MS), o Pantanal Amolar Cruise, realizado a bordo do cruzeiro de expedição Navegante AKAIA, oferece uma imersão no alto Pantanal. A experiência é promovida pela LR Travel Experience, agência fundada em 2022 pelo turismólogo Luiz Ricardo, que atua com turismo de experiência e se destaca pela receptividade ao público LGBTQIAPN+.

Os roteiros turísticos da LR Travel Experience são pensados para garantir a inclusão de todos | Imagem: reprodução Instagram 

Três anos depois de sua criação, a agência se consolidou como referência no atendimento a esse público e é, atualmente, a única do estado associada à IGLTA, a Associação Internacional de Turismo LGBTQ+. Além do cruzeiro, a LR oferece opções de roteiros inclusivos.

“Aqui todos são acolhidos. Reafirmamos sempre nosso valor de inclusão, deixando claro que todos recebem o mesmo respeito. Acreditamos que todos os viajantes, independentemente da identidade ou orientação sexual, colaboram para o desenvolvimento do turismo no Pantanal”, explica Luiz Ricardo.

A agência trabalha em parceria com o Sebrae/MS, que auxilia na capacitação e conexão com empresas alinhadas ao mesmo propósito. “Às vezes nos perguntam se precisamos dizer que somos receptivos à comunidade. E respondemos que sim, para que o viajante se sinta seguro. Eles têm que saber que podem andar de mãos dadas, trocar um beijo ao pôr do sol, pedir um quarto com cama de casal, tudo isso deve ser natural para qualquer casal”, completa o empreendedor.

Negócio com propósito

Em Bonito (MS), o consultor turístico Marco Antonio Tiago fundou a M26 Assessoria, especializada em desenvolvimento de produtos turísticos. Em 2017, criou a marca Bonite, com foco no público LGBTQIAPN+, e iniciou uma série de ações para tornar a cidade mais inclusiva.

“A ausência em Bonito de um trabalho focado nesse mercado me fez perceber uma oportunidade. Inovamos e, em parceria com a Fundação de Turismo, trouxemos o I Fórum LGBTQIAPN+ para a cidade, em 2019”, conta Marco.

Além de expandir a sua própria empresa, Marco Antonio Tiago também atuou para mudar a realidade de Bonito-MS

O impacto do trabalho é percebido por viajantes como Breno Venancio Romanini, servidor público e criador de conteúdo de Minas Gerais. “Sempre viajo com meu companheiro. Já passamos por situações constrangedoras que não aconteceriam com um casal hétero. Saber que o destino está preparado para nos receber com acolhimento nos traz muita tranquilidade”, relata.

Com apoio do Sebrae/MS, Marco participou de missões, caravanas e projetos de capacitação. Atualmente, aproveita a baixa temporada para auxiliar outros empreendimentos a se prepararem para o mercado LGBTQIAPN+, promovendo treinamentos e visitas técnicas.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800, ou por meio do site ms.sebrae.com.br.



Fonte. Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima