Entenda o que é o fenômeno
O termo “alinhamento planetário’ significa que vários planetas se reúnem em um lado do Sol ao mesmo tempo. Segundo o Starwalk, o evento é conhecido de forma informal como “desfile planetário” e indica que vários planetas são visíveis a olho nu em uma noite.
Apesar da ilusão de estarem alinhados, os planetas não estão, de fato, em uma linha reta. A aparente “sequência” de planetas acontece por causa das respectivas órbitas em relação ao Sol. A explicação do alinhamento corresponde ao movimento de translação dos planetas, ou seja, o tempo que demoram para dar a volta ao redor do Sol.
Os planetas formam uma linha, mas não é perfeitamente reta. Todos os planetas orbitam o Sol quase no mesmo plano. Como resultado, quando vistos da Terra, os outros planetas parecem mover-se ao longo da eclíptica, a trajetória anual do Sol no céu Starwalk
Eventuais “alinhamentos” não são extremamente raros. É comum conseguir visualizar dois ou três planetas logo após o pôr do sol. No entanto, a conjunção de sete planetas, como a prevista para a próxima semana, é, sim, considerada rara. Segundo previsão do Starwalk, o alinhamento com todos os planetas só deve acontecer novamente em 2161.
Existem diferentes tipos de alinhamentos planetários, diferenciados conforme o número de planetas participantes. São considerados “mini” alinhamentos planetários aqueles em que há três planetas; “pequeno” quando há quatro planetas envolvidos; “grande” quando há cinco ou seis; e “completo” quando há todos os planetas do Sistema Solar. Segundo o Starwalk, este último cenário pode ter a participação, também, de Plutão (reclassificado como planeta anão).
Fonte.:UOL Tecnologia.: