Salmão macio, macarrão al dente, vegetais crocantes: este bowl é refrescante e satisfatório e não exige muito esforço. Inspirada em zaru soba e udon —prato japonês que leva macarrão frio servido com molho para mergulhar— a receita usa ingredientes fáceis de encontrar no supermercado para um sabor rápido e delicioso.
Cobrir o salmão com óleo e sementes de gergelim torradas realça a riqueza do peixe, enquanto o ponzu, um molho feito com suco cítrico, shoyu e dashi, adiciona um toque refrescante.
Se desejar, adicione um toque picante com wasabi, gengibre ralado ou alguma outra pimenta.
Rendimento: 4 porções
Tempo total: 30 minutos
Ingredientes
- Sal
- 4 filés de salmão (de 170 a 225 g cada), com ou sem pele
- 2 colheres (chá) de óleo de gergelim torrado
- 2 colheres (sopa) de sementes de gergelim torradas (de qualquer cor)
- 280 a 340 gramas de macarrão udon ou soba seco
- Uma combinação de folhas verdes para salada e pepinos, rabanetes, ervilhas-tortas e cebolinhas fatiadas, para servir
- 1/2 xícara de molho ponzu
Preparo
- Leve uma panela grande com água salgada para ferver. Preaqueça o forno a 175ºC. Em uma assadeira forrada com papel manteiga, esfregue sal e óleo de gergelim no salmão. Coloque com a pele para baixo, se houver, e pressione as sementes de gergelim na parte superior e nas laterais do peixe. Asse até que o salmão esteja cozido e se desfaça facilmente, de 14 a 17 minutos
- Enquanto isso, cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. Escorra, enxágue com água fria até esfriar, depois escorra bem
- Divida o macarrão, os vegetais e o salmão em 4 tigelas. Regue com o molho ponzu
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de São Paulo


