Embora possa parecer apenas um frango comum, não se engane: ele está repleto dos sabores vibrantes de gengibre e limão. A maionese é o ingrediente secreto nesta receita, um truque sobre o qual J. Kenji López-Alt já escreveu.
Quando espalhada sobre o frango sem osso e cozida, o amado condimento carrega sabor, adere bem à carne, incentiva o dourado e evita que os pedaços de raspas de limão e gengibre —ou quaisquer temperos que você escolha— queimem.
Experimente esta técnica primeiro com gengibre e raspas de limão, depois experimente com alho ralado, jalapenho, limão, parmesão e o que mais você puder imaginar. Sirva com uma porção de arroz branco e uma salada verde fresca coberta com fatias finas de abacate.
Rendimento: 4 porções
Tempo total: 15 minutos
Ingredientes
- 1 kg de coxa ou peito de frango sem osso e sem pele
- Sal kosher e pimenta-do-reino
- 1/3 de xícara de maionese
- 1 colher (sopa) de raspas de limão (de cerca de 2 limões), mais gomos de limão, para servir
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco finamente ralado
Preparo
1. Seque o frango e tempere com 1 1/2 colher de chá de sal. Em uma tigela média, misture a maionese, as raspas de limão e o gengibre; tempere com sal e pimenta. Adicione o frango à mistura de maionese e mexa para cobrir. (O frango pode ficar na marinada por até 8 horas na geladeira. Deixe atingir a temperatura ambiente antes de cozinhar.)
2. Aqueça uma grelha em fogo médio-alto. Grelhe o frango em calor direto até estar cozido e os sucos saírem claros, cerca de 5 minutos de cada lado para as coxas e cerca de 4 minutos de cada lado para os peitos, virando conforme necessário para evitar queimar.
3. Se for usar uma frigideira, aqueça-a em em fogo médio-alto. Cozinhe o frango até que os sucos saiam claros, cerca de 5 minutos de cada lado para as coxas e cerca de 4 minutos de cada lado para os peitos.
4. Sirva o frango com gomos de limão, para espremer por cima.
Fonte.:Folha de São Paulo