A Editora Melhoramentos lança neste sábado (15) o livro “Coreia do Sul: Cores & Sabores”, do jornalista Carlos Eduardo Oliveira. A obra reúne 18 receitas que ajudam a explicar a forte relação dos coreanos com a comida, tratada como gesto de cuidado e expressão de identidade.
O livro sobre a culinária sul-coreana une relato de viagem, fotografia e contexto cultural. Com prefácio da chef Jiyoung Kim e curadoria da chef Regina Hwang, a obra mostram mercados, restaurantes e cidades percorridas pelo autor, como Seul, Busan e Jeju.
A seguir, veja a receita de tteokbokki ensinada pela chef Regina Hwang, uma comida de rua muito popular no país. O bolinho consiste em uma massa de arroz, moldada em formato cilíndrico curto, cozida e servida num molho denso e picante à base de gochujang (pasta de pimenta vermelha fermentada), muitas vezes acompanhada de eomuk— bolinho de peixe— e ovos cozidos.
Originalmente, não era apimentado; o molho era feito com soja (ganjang), e além dos bolinhos de arroz tinha carne bovina e vegetais. Acredita-se que o tteokbokki apimentado surgiu depois de 1950 e combinou perfeitamente com o paladar dos coreanos que apreciam algo mais picante.
Tteokbokki
Ingredientes caldo base de anchova seca
- 330 ml de água
- 1 pedaço de alga kombu de 7 x 7cm
- 7 unidades de myeolchi (anchovinha seca)
- 70 g de nabo
Preparo
- Numa panela coloque a água, a alga, as anchovas e o nabo e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Quando o caldo estiver cor de mel, desligue. Peneire para obter um caldo mais translúcido e homogêneo.
Dica: Peneiras de malha fina ou de plástico são ideais para obter um caldo mais limpo.
Ingredientes do yangnyeom (molho picante):
- 236 ml de caldo base de anchova seca (ensinado emcima)
- 2 colheres (sopa) de gochujang (pasta de pimenta vermelha fermentada)
- 1 colher (sopa) de gochugaru (pó de pimenta vermelha)
- 1 colher (sopa) de ganjang (molho de soja)
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- ½ colher (chá) de mul-yeot (xarope de milho adocicado)
- sal a gosto
Preparo
- Numa tigela, misture 2/3 do caldo (reserve o restante para o cozimento na finalização) e os outros ingredientes, deixando bem homogêneo. Reserve.
Ingredientes do bolinho
- 250 g de tteok (bolinho de arroz)
- ½ cebola média cortada à julienne
- 43 g de eomuk (peixe processado) cortado em triângulos
- 1 ovo cozido e descascado
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 2-3 talos médios de cebolinha picados finamente
Preparo
- Enxágue o tteok em água corrente e escorra bem.
- Preaqueça uma frigideira grande ou wok em fogo alto, despeje o yangnyeom (o molho picante) e aqueça até borbulhar, sempre mexendo e acrescentando o caldo restante. Adicione a cebola, o eomuk e o tteok e deixe cozinhar em fogo brando por 10 minutos, sempre mexendo, para que o molho não grude no fundo da frigideira. Por fim, coloque o ovo e espere ferver.
- Quando a consistência do molho estiver densa, acrescente uma pitada de pimenta-do-reino e desligue o fogo. Transfira para um prato fundo e finalize com a cebolinha.
Dica: Para aqueles que têm restrição a pimenta, o molho pode ser preparado com molho de soja e os outros ingredientes não picantes.
Fonte.:Folha de São Paulo


