A indústria de cápsulas de café –responsável pela geração de milhares de toneladas de resíduos por ano– patina para aumentar suas taxas de reciclagem no Brasil. A situação fez até a Nespresso, empresa que lidera os índices de reciclagem, rever suas metas para os próximos anos.
Estima-se que as cápsulas de café produzidas em todo o mundo gerem um lixo anual de 576.000 toneladas.
A Nespresso, principal empresa do setor, afirma que, atualmente, a sua taxa de reciclagem no Brasil é de 25%. É o mesmo percentual reportado dois anos atrás. Na ocasião, a empresa comunicou ao Café na Prensa que tinha o objetivo de elevar essa taxa para 50% em 2025 e para 80% em 2030.
Mas a estagnação do índice de reciclagem nesses últimos dois anos fez a empresa rever suas metas. Para 2030, a Nespresso tem agora como objetivo que 60% de suas cápsulas sejam recicladas.
“A gente sempre estuda novas maneiras de fazer com que o consumidor traga suas cápsulas de volta para a gente conseguir reciclar. Nosso objetivo final é fazer com que a gente consiga reciclar 100% das nossas cápsulas”, diz Juliana Reis, gerente de marca e sustentabilidade da Nespresso.
Apesar da estagnação, a Nespresso tem taxas de reciclagem significativamente maiores do que as demais empresas do setor.
A Nescafé Dolce Gusto, que também pertence à Nestlé, não informa o percentual de cápsulas recicladas em relação ao volume vendido e diz apenas que “neste ano já foram coletadas mais de 5 milhões de cápsulas”. A marca informa ainda que “está comprometida em aumentar seus esforços de reciclagem e visa expandir sua rede de pontos de coleta e parcerias para melhorar sua capacidade de reciclagem”.
A JDE Peet’s –dona da Pilão e da L’Or– tampouco detalha o percentual de reciclagem, mas afirma que seu programa “está em fase de expansão, com foco em ampliar o acesso e a participação dos consumidores”. Diz ainda que tem um programa de logística reversa em parceria com os Correios, que permite aos consumidores enviarem gratuitamente suas cápsulas de alumínio usadas para reciclagem. “Atualmente, 79% das embalagens já são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis, e seguimos firmes na meta de alcançar 100% até 2030”, informa a empresa.
O grupo 3corações, que reciclou 4% do volume total de cápsulas comercializadas entre janeiro e setembro de 2025, afirma que tem um programa de logística reversa presente em 12 estados e que, entre 2017 e setembro de 2025, o programa coletou mais de 62 milhões de cápsulas. Em São Paulo, que representa 45% do volume coletado no Brasil, 100% da coleta é realizada com veículos elétricos, segundo a empresa.
VEJA ABAIXO COMO LEVAR SUAS CÁPSULAS PARA RECICLAGEM
1. Entregue em pontos de coleta
Além de lojas da Nespresso, há várias estações de coleta em estabelecimentos como supermercados e farmácias. A 3 Corações disponibiliza um mapa de seus pontos de coleta no site: www.escolhatres.com.br/reciclagem.
Outras marcas grandes também disponibilizam uma lista de pontos de coleta. Para detalhes, acesse nespresso.com/reciclagem ou pilao.com.br/reciclagem.
2. Envie via Correios
Acesse nespresso.com/reciclagem e solicite o código de postagem; então vá até a agência dos Correios e envie as cápsulas gratuitamente. Importante: as cápsulas podem ser de qualquer marca.
3. Use lixo reciclável
Em último caso, jogue as cápsulas no lixo reciclável; assim, as cooperativas de coleta seletiva podem dar o destino adequado. Algumas dessas cooperativas têm parcerias com as marcas e conseguem enviar as cápsulas para os centros de reciclagem, a fim de que tenham a destinação adequada.
Acompanhe o Café na Prensa também pelo Instagram
Colunas
Receba no seu email uma seleção de colunas da Folha
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de São Paulo


