4:37 PM
21 de novembro de 2025

Redes sociais proibidas para menores de 16 na Austrália: como vai funcionar

Redes sociais proibidas para menores de 16 na Austrália: como vai funcionar

PUBLICIDADE


Menina adolescente em casa, deitada no sofá, olhando redes sociais no celular.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Austrália é o primeiro país a proibir redes sociais para menores de 16 anos

    • Author, Helen Livingstone
    • Role, Sydney

A partir do dia 10 de dezembro, empresas de redes sociais na Austrália vão ter que tomar “medidas razoáveis” para impedir que menores de 16 anos criem contas em suas plataformas e garantir que perfis já existentes sejam desativados ou removidos.

O governo diz que a medida — uma política inédita no mundo e popular entre muitos pais — visa reduzir “pressões e riscos” a que crianças estão expostas nas redes sociais, decorrentes de “recursos que as encorajam a passar mais tempo diante das telas, enquanto oferecem, ao mesmo tempo, conteúdos prejudiciais à saúde e ao bem-estar”.

Um estudo encomendado pelo governo australiano no começo do ano apontou que 96% das crianças de 10 a 15 anos usam redes sociais e que 7 em cada 10 delas já foram expostas a conteúdo ou comportamentos nocivos, que vão de material contra mulheres a vídeos de brigas e conteúdos que promovem distúrbios alimentares e suicídio.

Uma em cada 7 crianças também relatou ter sido alvo de assédio por adultos ou crianças mais velhas, e mais da metade disse ter sofrido cyberbullying.

Quais plataformas foram afetadas?

O governo australiano nomeou até agora dez plataformas incluídas na proibição: Facebook, Instagram, Snapchat, Threads, TikTok, X, YouTube, Reddit e as plataformas de streaming Kick e Twitch.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima