O Reino Unido informou que começará a implementar um acordo para o enviar alguns migrantes, que chegam ao país, para a França em pequenas embarcações dentro de alguns dias, uma parte fundamental de seus planos para reduzir a migração ilegal, após a ratificação de um tratado sobre o acordo nesta terça-feira (5).
No novo acordo, a França concordou em aceitar o retorno de pessoas sem documentos que chegam ao Reino Unido em pequenas embarcações, em troca o país aceita receber um número igual de requerentes de asilo legítimos com conexões familiares britânicas.
O primeiro-ministro Keir Starmer e o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciaram o projeto-piloto “um entra, um sai” para o retorno de migrantes no mês de julho.
Mais de 25 mil pessoas chegaram ao Reino Unido em pequenos barcos até agora em 2025, e Starmer prometeu “acabar com as gangues” de contrabandistas para tentar reduzir o número de chegadas.
Fontes do governo disseram anteriormente que o acordo envolveria cerca de 50 retornos por semana, ou 2.600 por ano, uma fração das mais de 35 mil chegadas registradas no ano passado.
Críticos do esquema falaram que a escala não será suficiente para atuar como um impedimento, mas a ministra do Interior britânica, Yvette Cooper, declarou que o acordo com a França era apenas uma parte de um plano mais amplo do governo.
O governo também impôs sanções aos traficantes de pessoas, restringiu anúncios em redes sociais e está trabalhando com empresas de entrega para combater o trabalho ilegal frequentemente prometido aos migrantes.
Um tratado sobre o esquema foi assinado na semana passada, mas não foi anunciado anteriormente antes da ratificação nesta terça-feira. O Reino Unido afirmou que a Comissão Europeia e os Estados-membros da União Europeia deram sinal verde ao plano.
Fonte: CNN Brasil