4:13 PM
14 de outubro de 2025

Reino Unido endurece regras de inglês para imigrantes – 14/10/2025 – Mundo

Reino Unido endurece regras de inglês para imigrantes – 14/10/2025 – Mundo

PUBLICIDADE


O Ministério do Interior do Reino Unido anunciou nesta terça-feira (14) regras mais rígidas de requisito de domínio do idioma inglês para imigrantes, que serão obrigados a ter proficiência em fala, escuta, leitura e escrita na língua.

De acordo com comunicado enviado à Câmara dos Comuns, as regras entrarão em vigor em 8 de janeiro de 2026 e, inicialmente, se aplicarão a vistos para trabalhadores qualificados, indivíduos de alto potencial e os chamados scale-ups, modalidade em que um imigrante pode se fixar no país ao ser contratado por uma empresa britânica considerada de rápido crescimento e que necessita de mão de obra específica em curto prazo.

Antes, os migrantes eram obrigados a ter um nível B1 de proficiência em inglês, demonstrando que dominavam o básico. As mudanças elevam o padrão para o nível B2, exigindo que as pessoas demonstrem que têm a capacidade de viver e trabalhar de forma independente em um país de língua inglesa e estudar nesse idioma.

Em 2025, mais de 40 mil trabalhadores receberam vistos para o Reino Unido por essas vias até o fim de junho, mostram os números oficiais.

A reforma dos requisitos de proficiência em inglês faz parte de uma revisão mais ampla do sistema de imigração do Reino Unido, com um documento técnico publicado em maio delineando planos para restringir os vistos para trabalhadores qualificados e reduzir a duração dos vistos para graduados.

O aumento dos padrões de domínio da língua para trabalhadores e a introdução de requisitos para dependentes adultos devem reduzir a imigração anual em cerca de 6.000 pessoas por ano, de acordo com estimativas publicadas no documento.

O anúncio de terça-feira também apresentou planos para expandir as oportunidades para estudantes altamente qualificados, dobrando o número de universidades cujos graduados podem usar a rota do visto para Indivíduos de Alto Potencial (HPI) e facilitando a transição de estudantes empreendedores para a rota de Fundadores Inovadores.

O número de inscrições para a modalidade HPI, um visto de dois anos para recém-formados de um número restrito de instituições pelo mundo, será limitado a 8.000 por ano. Houve 1.850 inscrições para essa rota nos 12 meses encerrados em junho de 2025.

O ministro do Interior, Mike Tapp, disse que as mudanças nos requisitos de idioma “garantirão que aqueles que desejam construir suas vidas no Reino Unido sejam mais capazes de se integrar à vida local”.

As regras de língua mais rígidas são um exemplo das barreiras crescentes após o aparente crescimento do sentimento anti-imigração no Reino Unido, na sequência de um aumento da migração em pequenas embarcações.

Os ministros também afirmaram que irão duplicar o período de tempo que os imigrantes têm de esperar antes de se qualificarem para a Indefinite Leave to Remain (Autorização de Permanência Indefinida), um estatuto que concede residência permanente no Reino Unido. O prazo passará de 5 para 10 anos.

A crescente restrição das regras de visto tem causado preocupação entre alguns empregadores, que temem escassez de mão de obra em áreas como construção, saúde e cuidados médicos.

Madeleine Sumption, diretora do Observatório de Migração da Universidade de Oxford, disse que o governo enfrenta um dilema entre garantir que os migrantes falem bem inglês e permitir que os empregadores recrutem trabalhadores que possam trazer benefícios econômicos.

A maioria dos empregos para graduados já exige habilidades linguísticas avançadas, disse ela, mas os novos requisitos linguísticos terão “mais impacto em empregos de qualificação média que envolvem habilidades técnicas e manuais, onde os empregadores às vezes não exigem alta proficiência linguística”.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima