6:11 PM
4 de fevereiro de 2026

Relação EUA-UE: por que a direita radical da Europa está se afastando de Trump

Relação EUA-UE: por que a direita radical da Europa está se afastando de Trump

PUBLICIDADE


Giorgia Meloni em entrevista à televisão pública italiana, com uma imagem de Donald Trump ao fundo

Crédito, Antonio Masiello/Getty Images

Legenda da foto, A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, próxima a Trump, lembrou que o ‘respeito’ é fundamental para manter alianças

    • Author, Juan Francisco Alonso
    • Role, BBC News Mundo
  • Tempo de leitura: 8 min

O romance entre os partidos nacionalistas de direita da Europa e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parece enfrentar uma crise.

Um ano depois de os líderes desses partidos europeus celebrarem o retorno de Trump à Casa Branca, muitos deles passaram a se distanciar do atual presidente americano.

A operação militar sem precedentes ordenada por Trump em 3/1 contra a Venezuela, que terminou com a captura de Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, trouxe à tona as primeiras tensões.

“Há mil razões para condenar o regime de Nicolás Maduro: comunista, oligárquico e autoritário, mas a soberania estatal nunca é negociável”, escreveu em sua conta na rede social X Marine Le Pen, líder do Reagrupamento Nacional (RN), partido de direita radical da França.

Semanas depois, as ameaças de Trump de impor novas tarifas a países europeus contrários a seus planos de assumir o controle da Groenlândia ampliaram ainda mais o afastamento.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima