10:22 AM
21 de junho de 2025

Relembre como era a Fórmula 1 no último Conclave, em 2013

Relembre como era a Fórmula 1 no último Conclave, em 2013

PUBLICIDADE


O mundo está prestes a viver mais um Conclave na história. A última vez que a eleição para o principal cargo da igreja católica aconteceu foi em 2013, há 12 anos, quando o argentino Jorge Bergoglio virou Papa Francisco. Mas você sabe como era a Fórmula 1 naquela época?

Leia também:

Em 2013, a principal categoria do automobilismo não era como estamos acostumados atualmente. O grid era composto por 11 equipes, totalizando 22 pilotos. As unidades de potência se despediam do V8 para entrar na era híbrida no ano seguinte. 

Sebastian Vettel conquistava o tetracampeonato. Naquela temporada, ele venceu 13 das 19 corridas disputadas. Os outros triunfos foram de Fernando Alonso com duas vitórias, Lewis Hamilton, uma vitória, Kimi Raikkonen com uma e Nico Rosberg com duas. Alonso foi o vice-campeão e Mark Webber completou o ‘pódio’. No campeonato de construtores, a Red Bull se sagrou campeã com 595 pontos. 

Calendário temporada 2013

EtapaGP 
1GP da Austrália
2GP da Malásia
3GP da China
4GP do Bahrein
5GP da Espanha
6GP de Mônaco
7GP do Canadá
8GP do Reino Unido
9GP da Alemanha
10GP da Hungria
11GP da Bélgica
12GP da Itália
13GP de Singapura
14GP da Coreia do Sul
15GP do Japão
16GP da Índia
17GP de Abu Dhabi
18GP dos Estados Unidos
19GP do Brasil

O mundial de 2013 contava apenas com 19 etapas: Austrália era o palco da abertura, o GP da Malásia ainda existia, assim como a prova na Coreia do Sul. O encerramento do campeonato acontecia no Brasil e não em Abu Dhabi. 

Grid da temporada 2013

1 Sebastian VettelRed Bull Racing
2 Fernando AlonsoFerrari
3 Mark WebberRed Bull Racing
4 Lewis HamiltonMercedes
5 Kimi RäikkönenLotus
6 Nico RosbergMercedes
7 Romain GrosjeanLotus
8 Felipe MassaFerrari
9 Jenson ButtonMcLaren
10 Nico HülkenbergSauber
11 Sergio PérezMcLaren
12 Paul di RestaForce India
13 Adrian SutilForce India
14 Daniel RicciardoToro Rosso
15Jean-Éric VergneToro Rosso
16 Esteban GutiérrezSauber
17 Valtteri BottasWilliams
18 Pastor MaldonadoWilliams
19 Jules BianchiMarussia
20 Charles PicCaterham
21 Heikki KovalainenLotus
22 Giedo van der GardeCaterham
23 Max ChiltonMarussia

Atualmente, apenas Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Nico Hulkenberg continuam no grid. As equipes Marussia e Caterham deixaram de existir. A Lotus se tornou Renault e, posteriormente, Alpine, e a Force India é o que conhecemos atualmente como Aston Martin, assim como Toro Rosso hoje é chamada de RB. A Haas só foi fundada em 2016.

Onde estavam alguns dos atuais pilotos?

O atual tetracampeão Max Verstappen ainda estava disputando campeonatos de kart. Em 2013, ele brigou pelo título do Campeonato Mundial de KZ com Charles Leclerc, um ano depois de protagonizarem um dos ‘memes’ mais virais do esporte a motor.

 

Já Lando Norris, competiu na classe KF-Junior e venceu o Campeonato Europeu CIK-FIA, a Supercopa Internacional CIK-FIA e a WSK Euro Series. O atual líder da temporada 2025 Oscar Piastri também trilhava o mesmo caminho, se tornando profissional no kart um ano depois, em 2014. 

Os novatos deste ano (Andrea Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto, Isack Hadjar, Oliver Bearman, Jack Doohan e Liam Lawson) estavam todos iniciando as respectivas carreiras em 2013. 

ÁLEX MÁRQUEZ DESENCANTA, Marc CAI e QUARTARARO BRILHA em Jerez! Diogo Moreira 4º na Moto2 | E PECCO?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ÁLEX vence, QUARTARARO brilha, PECCO apagado e MARC cai de novo: o INSANO GP da Espanha de MotoGP

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article

Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics



Fonte. Motorsport – UOL

Leia mais

Rolar para cima