
Quando se fala em reumatologia, muita gente logo pensa em dor nas articulações, osteoporose ou problemas “da idade”.
Mas a verdade é que o reumatologista está longe de ser um médico apenas para idosos. Essa especialidade cuida de doenças que podem afetar pessoas de todas as idades — inclusive jovens e crianças.
O médico desta especialidade estuda, diagnostica e trata doenças que envolvem o sistema musculoesquelético e o tecido conjuntivo. Mas vai muito além das articulações, pois também trata doenças inflamatórias e autoimunes sistêmicas, que podem ter manifestações diversas, agudas ou crônicas.
No Brasil, estima-se que mais de 15 milhões de pessoas convivam com alguma doença reumática. E, apesar da crença popular, boa parte delas está longe de ter cabelos brancos…
É comum associar as doenças reumatológicas ao envelhecimento, já que problemas como osteoartrite, osteoporose e lombalgia são mais frequentes na terceira idade. No entanto, essa é apenas uma parte da história. Muitas afecções reumatológicas aparecem justamente na juventude — algumas, inclusive, ainda na infância!
Quais doenças reumatológicas podem acometer a população jovem?
Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, doença de Sjogren, espondiloartrites, síndrome antifosfolípide, artrite idiopática juvenil, esclerodermia, miopatia inflamatória e vasculites são algumas doenças que normalmente acometem indivíduos antes dos 40 anos.
Com isso, atenção aos sintomas — mesmo queixas aparentemente “simples”, como dor articular persistente ou cansaço que não melhora, podem ser os primeiros sinais de doenças reumatológicas.
O diagnóstico precoce faz toda a diferença: quanto antes a doença é identificada e tratada, melhor o controle dos sintomas e menor o risco de complicações permanentes.
Em qualquer fase da vida, o importante é não se acostumar com a dor. Procurar avaliação médica ao notar sintomas persistentes é o primeiro passo para garantir qualidade de vida, autonomia e bem-estar.
Reumatologia não é sinônimo de velhice: é sinônimo de cuidado, prevenção e tratamento para quem quer viver bem em todas as idades.
*Gabriela Araújo Munhoz é médica reumatologista e assistente responsável pelo ambulatório de Lúpus Eritematoso Sistêmico da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR)
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril


