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16 de setembro de 2025

Ritmo da McLaren se dá pela ‘falta’ de desgaste dos pneus?

Ritmo da McLaren se dá pela ‘falta’ de desgaste dos pneus?

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A McLaren se tornou referência no gerenciamento de pneus desde o começo da temporada, chamando a atenção das equipes pelo ritmo surpreendente que os dois carros alcançam ao longo do fim de semana da Fórmula 1. A equipe já foi investiga pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por conta do sistema de refrigeração, mas está completamente legal. Será que o ritmo dos pilotos se dá por conta da ‘falta’ do desgaste de pneus?

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Pegando o GP da Áustria como referência, comparamos as voltas dos pilotos da McLaren com a dupla da Ferrari e George Russell.

Todos os cinco carros largaram de pneus médios, mas optaram por estratégias e momentos de paradas diferentes. Russell foi o primeiro a fazer sua parada, mas seguiu com médios após a 18° volta.

Os carros também precisaram fazer voltas mais lentas logo no início da corrida por conta da bandeira amarela causada por Andrea Kimi Antonelli e Max Verstappen, que foram abandonaram a corrida por conta de uma colisão.

As cores na tabela indicam quais compostos estavam sendo usados: amarelo –> médio, branco –> duro. O amarelo brilhante indica volta sob bandeira amarela.

VOLTALANDO NORRISOSCAR PIASTRICHARLES LECLERCLEWIS HAMILTONGEORGE RUSSELL
11min28s8611min30s7061min34s2021min36s7401min37s687
21min54s4261min53s5081min51s5321min50s4411min51s333
31min53s0221min52s6371min51s5931min50s6121min49s154
41min10s2541min10s5271min10s9351min11s4001min11s671
51min09s8581min09s9371min10s2271min10s7141min10s953
61min09s4601min09s3401min10s2101min10s3091min10s594
71min09s3131min09s4451min10s1931min10s5521min10s739
81min09s3941min09s4541min09s9121min10s1701min10s574
91min09s4881min09s2711min10s1231min10s5461min10s931
101min09s9521min09s8491min10s0691min11s3331min11s160
111min10s9461min11s0081min10s5651min11s1691min11s465
121min10s1841min10s4411min10s6231min10s8911min11s232
131min10s0461min09s9951min10s6051min10s7141min11s429
141min11s3181min10s6801min11s2971min10s7011min11s849
151min11s2741min11s7481min11s0511min10s7171min11s554
161min10s9371min10s8891min10s8891min11s0091min11s907
171min10s8411min11s0641min11s7471min11s0641min11s675
181min10s7891min10s7091min11s2331min11s0521min15s249
191min11s0431min10s8631min11s1221min10s8111min27s877
201min13s9821min10s9511min10s9241min10s9421min10s908

Ao analisarmos as primeiras voltas entre as duas McLarens, é possível notar que elas andam em um ritmo muito próximo. Importante lembrar que elas estavam andando uma atrás da outra, já que Piastri ultrapassou Leclerc antes da bandeira amarela ser acionada.

Ambos levaram menos de uma volta para conseguir abaixar o tempo para a casa de 1min09s, enquanto Leclerc, o terceiro colocado, precisou de mais cinco voltas para chegar no mesmo ritmo, mas nem mesmo conseguiu mantê-lo sem prejudicar seus pneus.

É justo levantar o ponto que a McLaren de Lando Norris tinha o ar limpo, já que ele estava na liderança, mas, ao mesmo tempo, precisava se proteger das investidas de Oscar Piastri, mas, mesmo assim, os pneus de ambos pareciam se comportar de maneira mais previsível e não esquentavam tanto quanto os de seus rivais.

O ritmo das duas McLarens começou a cair no início da 20° volta, quando Piastri voltou a atacar Norris pela liderança da corrida. Foi nesse ponto que o carro #4 foi chamado aos boxes para fazer a primeira parada, trocando os pneus médios por duros.

Nesse momento, inclusive, o engenheiro de Piastri chegou a perguntar se o australiano conseguiria estender seu stint, para continuar na liderança da corrida e abrir vantagem para Norris, mas os pneus do carro #81 também já estavam bastante desgastados.

VOLTALANDO NORRISOSCAR PIASTRICHARLES LECLERCLEWIS HAMILTONGEORGE RUSSELL
211min27s8151min10s6241min11s0431min11s7281min11s438
221min09s9211min10s9381min11s2031min11s0701min11s289
231min10s0121min11s2491min11s2201min11s3771min11s530
241min09s8291min14s7281min11s4201min11s1321min11s367
251min09s6451min28s3291min15s0521min11s5881min11s448
261min09s6201min09s8541min27s3561min14s5141min10s478
271min09s5221min09s5201min10s8841min27s0271min11s172
281min09s5281min09s5191min10s6561min10s2301min11s338
291min09s4941min09s4341min10s4081min10s6531min11s239
301min09s6411min09s3431min10s1451min10s1751min11s081
311min09s5461min09s3481min10s0171min09s9791min10s770
321min09s5461min09s4491min09s7721min09s9331min10s769
331min09s6021min09s4401min09s7171min09s8641min10s545
341min09s5611min09s1961min09s7011min09s7691min10s490
351min09s3771min09s4431min09s6461min09s9611min10s237
361min09s3091min09s4601min09s6771min09s4251min10s331
371min09s7791min09s4821min09s3391min09s6651min10s457
381min09s7231min09s2731min09s3621min09s3191min10s427
391min09s9551min09s4371min09s5011min10s0551min10s401
401min10s6821min09s6371min09s6161min09s6411min10s705
411min09s8991min09s7371min09s7641min10s1061min10s732
421min09s8081min09s8001min09s7791min10s0871min10s703
431min09s6381min10s1031min09s7191min09s9231min10s583
441min09s6411min09s7141min09s8141min10s1731min10s752
451min10s0441min10s1511min09s9791min10s6101min14s223
461min09s6771min10s0481min09s9241min10s3461min26s839
471min09s9701min09s4711min09s8871min10s2821min09s372
481min10s0731min10s6211min09s7591min10s7771min09s532
491min10s0721min10s2001min13s8841min10s4321min09s823
501min10s2211min10s0731min27s3491min13s9501min09s962
511min10s2921min10s1141min09s5331min25s7271min09s890
521min13s9521min10s0141min09s4221min09s1151min09s976

A troca para os pneus duros também não parece ter afetado o ritmo das McLarens e isso manteve os dois pilotos na ponta, enquanto a Ferrari tentava uma possível ultrapassagem, seguindo a troca de pneus de Piastri com Leclerc.

Com o composto duro, os carros da Ferrari ficaram um pouco menos ariscos e os pilotos conseguiram imprimir mais voltas no mesmo ritmo das McLarens, andando em um ritmo muito parecido. Mas a vantagem dos carros papaias ainda era de mais de 13 segundos.

Se observarmos a parada da Ferrari, eles tinham a intenção de tentar atacar Piastri ao colocar pneus médios em sua dupla antes dos carros da McLaren parem novamente. Isso porque era possível notar que os pneus duros estavam se desgastando rapidamente e os carros #4 e #81 começaram a perder ritmo.

O composto duro parece não se adaptar tão bem aos carros da McLaren e acabam se desgastando e perdendo o ritmo mais rápido do que o esperado, forçando a equipe a fazer uma parada antes do previsto para evitar ultrapassagens.

Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Charles Leclerc, Ferrari, Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Peter Fox / Getty Images

Conclusão

Os pilotos da McLaren conseguem se arriscar mais e imprimem um ritmo mais alto, mesmo em pistas com altas temperaturas. Mesmo em voltas de recarga e de administração da temperatura dos pneus, eles conseguem fazer voltas em tempos menores do que os outros carros.

Mas é importante pontuar que Norris sempre foi elogiado por saber administrar seus compostos muito bem e saber a hora de acelerar ou quando deveria economizar. Além disso, a McLaren está usando um sistema implementado para ajudar nessa questão.

O sistema já foi investigado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e foi considerado legal, uma vez que a equipe não introduz nenhum tipo de água ou líquido nos pneus, mas encontrou uma maneira de diminuir a passagem do calor dos freios para os compostos.

Essa configuração é conhecida como PCM (Phase Change Materials), um materal que tem a capacidade de absorver o calor dos tambores do freio e ‘bloquear’ a passagem para os pneus, evitando, assim, o superaquecimento.

Isso é considerado legal, pois o time não usa fluidos, válvulas ou qualquer mecanismo ativo que viole o regulamento técnico de 2025. Porém, para 2026, a FIA já está estudando maneiras de evitar que as equipes explorem esse sistema e torne-o ilegal.

Bortoleto HISTÓRICO e CALANDO HATERS! Verstappen na Mercedes e NORRIS CAMPEÃO x PIASTRI? | Boteco F1

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Fonte. Motorsport – UOL

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