A OpenAI oferece um produto de busca dentro do ChatGPT e a Reuters noticiou em julho que a empresa está prestes a lançar um navegador para desafiar o Chrome. A startup Perplexity, apoiada pela Nvidia, já lançou suas próprias ofertas de pesquisa e navegador com tecnologia de IA e agora está negociando para pré-carregar seu navegador em dispositivos de alguns fabricantes de telefones.
O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, expressou preocupações durante o julgamento em abril de que as medidas de compartilhamento de dados buscadas pelo Departamento de Justiça dos EUA poderiam permitir que os rivais do Google fizessem engenharia reversa em sua tecnologia.
Ao obter insights sobre a propriedade intelectual líder de mercado do Google, gigantes da tecnologia com cofres enormes podem fazer uma nova incursão no mercado de buscas.
A Microsoft pode fazer um esforço renovado para melhorar a participação de mercado do Bing, enquanto a Apple, vista como uma retardatária após não cumprir as prometidas atualizações de IA para produtos importantes como a Siri, pode tentar entrar no mercado de buscas, disse Mathivanan.
O juiz Mehta disse em sua ordem que permitir que o Google continue pagando outras empresas para promover seu mecanismo de busca “é mais aceitável agora”, porque “as empresas de tecnologia estabelecidas estão ganhando, e as startups estão recebendo, centenas de bilhões de dólares em capital para desenvolver produtos que representam uma ameaça à primazia da pesquisa tradicional na internet”.
(Reportagem de Kenrick Cai em São Francisco)
Fonte.:UOL Tecnologia.: