12:33 PM
19 de janeiro de 2026

Roseana Sarney é internada com pneumonia: por que o câncer eleva o risco da doença

Roseana Sarney é internada com pneumonia: por que o câncer eleva o risco da doença

PUBLICIDADE



Ler Resumo

Enfrentando um câncer de mama triplo negativo, a deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, foi internada na última sexta-feira (16) para tratar uma pneumonia.

Em vídeo nas redes sociais, a política disse que não sabia onde tinha contraído a doença, que é um quadro relativamente comum em pacientes oncológicos.

Por que a pneumonia é comum em pacientes com câncer?

Para entender isso, vale recordar o que, exatamente, é uma pneumonia: o problema é uma inflamação nos pulmões, quase sempre relacionado a um quadro infeccioso. Bactérias, vírus e até fungos podem levar a uma pneumonia, que também pode ocorrer como consequência da irritação provocada por outras substâncias, como produtos químicos.

Em geral, a pneumonia é um sinal de agravamento de uma infecção respiratória, o que ajuda a explicar as origens variadas do quadro: uma pessoa com gripe ou covid, por exemplo, pode vir a desenvolver pneumonia, embora isso não ocorra em todos os casos. Essa evolução mais preocupante costuma ocorrer em pessoas com o sistema imunológico debilitado – e um dos fatores de risco para isso é, justamente, o tratamento do câncer.

+Leia também: Pneumonia: o que é, sintomas, causas e tratamentos

A quimioterapia, pela qual Roseana está passando, é conhecida por abalar a imunidade dos pacientes oncológicos. Um de seus impactos no corpo é a piora dos sistemas naturais de defesa que temos contra patógenos, aumentando a chance de complicações para infecções que, em outro contexto, seriam combatidas mais facilmente.

Continua após a publicidade

Quando a pessoa tem pneumonia, costumam aparecer sintomas como tosse, dor no peito, febre e falta de ar. Mas existem também casos em que não surgem sintomas óbvios do problema: é a chamada pneumonia silenciosa (ou “assintomática”), que, ainda assim, pode levar a complicações graves se não for tratada adequadamente.

Relembre histórico de saúde de Roseana Sarney

Aos 72 anos, Roseana Sarney vem compartilhando desde o final de 2025 sua jornada contra o câncer de mama triplo negativo. O tumor é considerado uma das versões mais agressivas do câncer de mama, com tendência a se espalhar rapidamente, o que dificulta o tratamento.

Além das sessões de quimioterapia, Roseana informou que deve passar por cirurgia tão logo esteja recuperada do quadro de pneumonia. “Estou muito esperançosa”, comentou, em vídeo publicado no domingo à noite em seu perfil no Instagram.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima