5:43 PM
6 de outubro de 2025

Rússia: como rede de fake news financiada por russos tenta interferir em eleição na Europa

Rússia: como rede de fake news financiada por russos tenta interferir em eleição na Europa

PUBLICIDADE


Uma mulher com cabelos castanhos longos (Alina Juc) sorri para o grupo que a rodeia — eles estão sentados em torno de uma grande mesa e duas bandeiras estão à vista, uma das quais é a bandeira da Moldávia, nas cores vermelho, amarelo e azul.
Legenda da foto, A coordenadora da rede Alina Juc (à esquerda), filmada pela nossa equipe disfarçada, ouve instruções sobre a campanha de desinformação

    • Author, Oana Marocico, Seamus Mirodan e Rowan Ings
    • Role, Da BBC News

Uma rede secreta financiada pela Rússia está tentando atrapalhar as próximas eleições democráticas em um país do Leste Europeu, segundo descobriu a BBC.

Com a ajuda de uma repórter infiltrada, descobrimos que a rede prometia pagar aos participantes se eles publicassem propaganda pró-Rússia e notícias falsas que prejudicassem o partido pró-União Europeia no poder na Moldávia antes das eleições parlamentares de 28 de setembro no país.

Os participantes foram pagos para encontrar e gravar secretamente apoiadores da oposição pró-Rússia da Moldávia — e também para realizar uma pesquisa falsa. Isto foi feito em nome de uma organização inexistente, o que é ilegal. Os resultados desta pesquisa falsa, sugeriu um organizador da rede, poderiam lançar as bases para questionar o resultado das eleições.

Os resultados da pesquisa falsa, sugerindo que o partido no poder perderá, já foram publicados online.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima