7:58 PM
28 de novembro de 2025

Saiba quando montar a árvore de Natal, segundo tradições cristãs

Saiba quando montar a árvore de Natal, segundo tradições cristãs

PUBLICIDADE


Com a chegada de dezembro, uma das perguntas mais comuns é: existe um dia certo para montar a árvore de Natal? Afinal, uma das tradições brasileiras é exatamente a ação de tirar o pinheiro da caixa, enfeitar com luzes, decorar com adereços natalinos e finalizar com a Estrela de Davi no topo. 

E a resposta é: sim, há uma data tradicional. O dia indicado para montar o “pinheirinho” é 30 de novembro. Um marco que remete à tradição cristã e envolve o significado da árvore natalina. 

Qual o significado da árvore de Natal?

Compreender o simbolismo dos elementos visuais natalinos é conhecer o significado por trás das tradições. A árvore de Natal, por exemplo, faz referência a São Bonifácio – contrariando muitos que acreditam que o pinheiro é apenas um símbolo pagão do período.

São Bonifácio nasceu na Inglaterra, em meados dos anos 680. Ele foi enviado como missionário em regiões que atualmente fazem parte da Alemanha e se tornou Bispo, e faz parte de uma das tradições mais antigas do cristianismo Europeu. 

A história revela que o santo encontrou locais que ainda realizavam inúmeros rituais pagãos – especialmente o chamado Carvalho de Thor, onde aconteciam sacrifícios ligados ao inverno. 

Para mostrar o poder de Deus e acabar com as cerimônias, o missionário derrubou o carvalho com um machado na véspera de Natal e conseguiu ainda evitar um sacrifício. Todavia, um pequeno pinheiro havia ficado intacto ao lado do tronco derrubado.

Assim, a árvore de Natal é tida como símbolo da vinda de Jesus, representando a vida e o nascimento do Salvador. Não há documentação sobre o fato, porém São Bonifácio é reconhecido por ser um dos responsáveis pela conversão dos germânicos. 

Por que 30 de novembro é o dia certo para montar a árvore natalina?

É nesse período que começa o Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal na Igreja. É exatamente quando os cristãos se preparam espiritualmente para o nascimento de Jesus

Assim, o tempo é de esperança, renovação e solidariedade. O “espírito natalino”, que muitos dizem sentir, aponta para esse momento de nutrir a expectativa da salvação, junto com as promessas de Deus. 

A data também faz alusão a vida, visto o significado do pinheiro natalino. É um momento de “renascimento”.

E quando desmontar a árvore de Natal?

Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro, o Dia de Reis – data que marca a visita dos três reis magos (Melquior, Gaspar e Baltazar) ao menino Jesus.

Mas há pessoas que mantêm os símbolos natalinos até a festa litúrgica do Batismo de Jesus, que encerra oficialmente o tempo de Natal na Igreja Católica. A comemoração do Batismo de Jesus ocorre geralmente no domingo após a Epifania; em 2026, será no dia 11 de janeiro.

Depois desta data, começa o Tempo Comum do ano litúrgico, que se estende até a Quarta-Feira de Cinzas, marcando o início da Quaresma.

Culturas diferentes: como são as árvores de Natal em outros países?

Nem todos os países possuem árvores de Natal semelhantes às montadas no Brasil. Afinal, as tradições variam de cultura para cultura. Seja mudando os adereços ou a forma de adquirir o pinheiro.

Em localidades brasileiras, por exemplo, a árvore de Natal pode ser comprada em lojas específicas de decoração, sendo artificiais. Já nos Estados Unidos, as famílias tendem a recorrer a fazendas que cultivam pinheiros para escolherem a árvore que mais as encantam. 

Na Nova Zelândia as árvores são feitas com Pohutukawa – chamada de árvore-de-fogo –, que possuem flores vermelhas utilizadas como os próprios enfeites natalinos.

Árvore de Natal tradicional da Nova Zelândia.Pohutukawa – chamada de árvore-de-fogo –, árvore de Natal tradicional da Nova Zelândia. (Foto: Wikimedia Commons )

Por fim, na Rússia a árvore dispõe de adornos voltados para o inverno, que faz referência à cultura do país.



Fonte. Gazeta do Povo

Leia mais

Rolar para cima