Líder nas regiões Norte e Nordeste, a marca de café Santa Clara investe forte nas festas de São João, maior época festiva da região, em uma tentativa de manter-se à frente da concorrência, que aposta em aquisições para crescer.
A disputa no Nordeste reflete o cenário nacional do mercado, com os dois maiores grupos do país travando uma ferrenha concorrência regional.
Isto porque a Santa Clara pertence ao grupo 3Corações, líder nacional. Já os principais concorrentes da Santa Clara no Nordeste são Maratá e Pilão, ambas do grupo JDE, segundo maior grupo do país.
A Maratá, de origem sergipana, foi adquirida pela JDE em 2023 com o potencial de aumentar seu poder de fogo no Nordeste, região há muito tempo dominada pela Santa Clara.
A Santa Clara, que patrocina milhares de padarias, cafeterias e restaurantes, reina quase absoluta no food service. Mas sua liderança fica ainda mais evidente durante os festejos juninos. A empresa, que já havia firmado no passado parcerias com festas de Campina Grande, Petrolina e Maracanaú, agora é uma das patrocinadoras do São João de Mossoró.
O cantor João Gomes, um dos principais nomes da música nordestina contemporânea e um dos artistas mais disputados no período de festas juninas, é o embaixador da marca.
A associação com a região não é à toa e remonta aos primórdios da empresa. Isto porque a Santa Clara pertence ao grupo 3Corações, cujo sócio e presidente é Pedro Lima, nordestino de São Miguel, município de 22 mil habitantes no sertão do Rio Grande de Norte.
OUTRAS NOVIDADES DO SETOR
FESTA À JAPONESA – A Casa Hario decidiu entrar na moda das coffee parties –como são conhecidas as festas diurnas em cafeterias. O evento será neste domingo (29), das 9h às 15h, com entrada gratuita. Na ocasião, a casa servirá alguns destaques do seu menu, como a coxinha japa (R$ 16 com duas unidades), o pão de queijo –disponível nas versões tradicional (R$ 14 com três unidades) e com nori (R$ 18 com três unidades)–, o camarão dinamite (R$ 89) e o frango karaaguê (R$ 49).
FESTA COM ARTE – A galeria Lacerdine, que abriga o Café Falasartes, faz no sábado (28), às 18h, sua primeira coffee party. A discotecagem deve focar em sucessos dos anos 70, 80 e 90. Em paralelo a isso, o espaço recebe a mostra fotográfica Trans-Lado e uma exposição de arte contemporânea de Geraldo Lacerdine. A galeria fica na av. Angélica, 2.578, Higienópolis, na região central de São Paulo. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente no Sympla.
POLE POSITION – Pavel Cardoso deve ser reeleito presidente da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) nesta quinta-feira (26). Confirmado o resultado, ele seguirá à frente da associação que representa os industriais pelo triênio 2025/2028.
TORRA FRESCA – Começou o maior campeonato de torra do mundo. As inscrições para o prêmio Torrefação do Ano Brasil 2025 estão abertas até este sábado (28). Os vencedores do concurso organizado pela Atilla Torradores serão anunciados apenas em novembro, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, evento que é considerado o maior do setor na América Latina. Na competição, torrefações de todo o país disputam para ver quem consegue fazer o café mais saboroso a partir de grãos pré-determinados pela organização. A ideia é reconhecer as empresas capazes de desenvolver o melhor perfil de torra.
CANVAS – O Canvas Bar e Restaurante lançou um novo menu degustação e serve café da Orfeu coado na mesa ao fim da refeição. O restaurante, que fica dentro do hotel Hilton Morumbi, é comandado pelo chef Breno Berdu (ex-Emiliano) e aposta em ingredientes de diversos terroirs brasileiros. O menu tem sete tempos (R$ 240 por pessoa ou R$ 390 com harmonização) e funciona apenas com reserva antecipada.
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Fonte.:Folha de São Paulo