8:21 AM
15 de setembro de 2025

Santa Maria destaca-se como polo de inovação e sedia ELI Summit RS em setembro | ASN Rio Grande do Sul

Santa Maria destaca-se como polo de inovação e sedia ELI Summit RS em setembro | ASN Rio Grande do Sul

PUBLICIDADE


Nos dias 22 e 23 de setembro, Santa Maria recebe a edição gaúcha e anual do ELI Summit. Promovido pelo Sebrae RS, o evento reunirá os ecossistemas de inovação do Estado para integrar atores da quádrupla hélice – governo, empresas, academia e sociedade civil – fomentando a troca de experiências, o conhecimento técnico e as boas práticas para o fortalecimento dos ambientes de inovação. São esperadas cerca de três mil pessoas.

Mas a programação na cidade não para por aí. Durante a Semana da Inovação, que vai até 26 de setembro, Santa Maria promete ser o centro das atenções no cenário do Rio Grande do Sul. A cidade vai sediar ainda o Santa Summit, a partir de 24 de setembro. Promovido pelo Sebrae RS, Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e Prefeitura Municipal de Santa Maria, o evento conecta lideranças, empreendedores, investidores e agentes dos ecossistemas para discutir, trocar experiências e inspirar soluções que impulsionam o desenvolvimento dos territórios.

“Reunimos atividades e palestrantes de peso para discutir o que já foi conquistado em diversas cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil, mas também para olhar em frente, para que possamos continuar nesta jornada de inovação”, afirma Natalia Canever, gestora de Projetos de Inovação do Sebrae RS.

De 24 a 26, será a vez do Santa Summit, que amplia a agenda com debates, networking e oportunidades para negócios emergentes. No primeiro dia, visitas técnicas exclusivas levarão os participantes para conhecer de perto alguns dos espaços e iniciativas que fazem a inovação acontecer em Santa Maria. A programação inclui ainda a Batalha de Startups, que será realizada pela primeira vez na cidade.

A 3ª edição do Santa Summit tem como temática “Desenvolvimento Regional, Negócios e Inovação” e é realizado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Sebrae RS, Inova Centro e Prefeitura Municipal. Os ingressos podem ser adquiridos de forma individual ou em formato de combo. As vagas são limitadas e a disponibilidade pode ser conferida no site: www.santasummit.com.br.

Todos os eventos da Semana da Inovação ocorrerão na Gare da Estação Férrea e prometem transformar ideias em conexões e soluções para todo o Rio Grande do Sul. No total, estão previstas 80h de conteúdos e 150 marcas envolvidas.

Conexão para transformar territórios

A programação do ELI Summit RS 2025 está dividida em dois palcos e conta com mais de 15 palestrantes de todo o país e do exterior, como o sociólogo colombiano Santiago Uribe, Diretor de Resiliência de Medellin; o professor Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Tecnopuc; Barbara Maria Fritzen Gomes, Secretária de Inovação de Passo Fundo (RS); Luciana Malinsky, Conselheira do Instituto Ladies in Tech; a futurista e educadora Lu Bazanella, Co-fundadora da White Rabbit; entre outros.

Os temas contemplam desde cases de sucesso e exemplos de outros municípios como Rio Grande, Alegrete, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Caxias do Sul e Passo Fundo, até legislação, desenvolvimento territorial e indicação geográfica, por exemplo. Ao todo, são 14 horas de conteúdo sobre inovação no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Os ingressos estão à venda no site https://www.santasummit.com.br/elisummitrs.

Por que Santa Maria

Mais do que tecnologia ou a criação de algo totalmente novo, a inovação refere-se a ideias, melhorias ou novidades que, aplicadas, gerem benefícios. Estes podem ser sociais, econômicos ou até de qualidade para pessoas ou organizações. E Santa Maria, na região central do Estado, tem se destacado como uma cidade inovadora no Rio Grande do Sul e no país.

“Um dos principais motivos para isso é a forte vocação universitária do município. Com duas grandes instituições e muitas mentes voltadas para o estudo e a geração de conhecimento, é um processo quase natural que isso provoque desenvolvimento. O papel de instituições como o Sebrae RS acaba sendo o de um facilitador, um fomentador para que isso aconteça de fato. Santa Maria conta ainda com incubadoras e parques tecnológicos, Comitê de Empreendedorismo, Lei de Inovação, e uma série de empresas ligadas à área”, explica Canever.

Na prática, é a terceira cidade do Brasil com maior número de mestres e doutores, com destaque para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Franciscana (UFN). Em paralelo, encontra-se em um polo regional com aproximadamente 760 mil habitantes e tem a sua economia voltada para comércio e serviços.

“O intercâmbio entre os diferentes atores desse ecossistema é muito benéfico para todos. O conhecimento produzido nas universidades contribui diretamente para o empreendedorismo e para os serviços oferecidos na cidade. Todos crescem juntos”, conclui Canever.

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras do Brasil, publicado pela Endeavor e Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Santa Maria ocupa ainda a 13ª posição no Brasil e a 3ª no Rio Grande do Sul. O estudo considera as condições necessárias para a criação de negócios com grande potencial inovador e destaca o município como um local da matéria-prima de inovação, por possuir maiores proporções de mestres e doutores formados nas áreas de ciência e tecnologia, e seu polo educacional internacionalmente reconhecido.

Serviço Semana da Inovação 

ELI Summit RS 

22 e 23 de setembro

https://www.santasummit.com.br/elisummitrs  

Santa Summit 

24 a 26 de setembro

https://www.santasummit.com.br/  

Gare da Estação Férrea | Santa Maria (RS)



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima