
Onde levar as crianças para comer em São Paulo? Para a garotada que não para quieta na mesa, os restaurantes com espaço infantil ou menu kids não bastam. Por isso, vêm pipocando na capital paulista restaurantes temáticos que vão muito além da alimentação e investem em decorações criativas, brinquedões gigantescos, personagens infantis circulando entre as mesas, shows interativos, jogos de tabuleiro, videogames e até fliperamas da década de 1980. Veja uma seleção a seguir:
Bario Bar
A proposta do espaço em Pinheiros é introduzir a nova geração aos fliperamas que eram febre nas décadas de 1980 e 1990. Espalhadas pelo ambiente escuro iluminado por neons coloridos estão dezenas de máquinas de pinball, com temas que vão de Stranger Things a Star Trek. Mas a nostalgia também fica por conta de alguns arcades de jogos clássicos, como Street Fighter e Pac-Man. As brincadeiras são acionadas por fichas, como antigamente, que podem ser compradas no balcão. Apesar de se denominar um “bar”, o espaço permite a entrada de menores de idade, que se divertem tanto quanto os pais, e serve refeições completas típicas dos Estados Unidos, incluindo mac n’ chesse, costela de porco com molho barbecue e, de sobremesa, cheesecake.
Onde? Rua Coropé, 41 (Pinheiros), Rua Euclides Pacheco, 880 (Tatuapé) e Avenida Washington Luiz, 1860 (Santo Amaro)
Quando? Os dias e horários de funcionamento variam muito conforme a unidade; consultar no site
Beco Hexagonal
Fãs de Harry Potter piram na decoração do Beco Hexagonal, pensada nos mínimos detalhes. A entrada do restaurante é por um cenário cheio de vitrines e portas coloridas que lembram muito o Beco Diagonal, com direito a estacionamento de vassouras, ganchos para pendurar capas e também um carrinho cheio de malas adentrando uma parede de tijolos, como se fosse a Plataforma 9 3/4. Na sequência, os clientes passam por um quarto debaixo de uma escada, como o do protagonista Harry Potter, e sobem pela escada repleta de retratos emoldurados – alguns deles inclusive se mexem. Ao longo do caminho, é possível interagir com os cenários usando uma varinha para apertar botões que fazem luzes se acenderem e livros se moverem na estante. O ponto alto é a pia hexagonal do banheiro, parecidíssima com a do sanitário feminino de Hogwarts. Um dos salões remete a um vagão do Expresso de Hogwarts, com direito a telas que exibem paisagens no lugar das janelas. O cardápio, composto por hambúrgueres e saladas, ganha pontos pelos detalhes: as porções de batata frita vêm em mini caldeirões e os drinks, em vidros de laboratório para parecerem poções. É preciso reservar com antecedência, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50 por mesa (até seis pessoas) que dá direito a uma porção de batata frita ou onion rings e a um refrigerante ou água.
Onde? Avenida Pavão, 577 – Moema
Quando? De terça a quinta-feira das 18h às 22h, sexta-feira e sábado das 18h às 23h, e domingo das 13h às 20h
Bob Esponja Burguer & Restaurant
No primeiro restaurante temático de Bob Esponja do mundo, o combo kids com hambúrguer ou nuggets, batata frita e suco vem com brinde. Os adultos encontram várias opções de hambúrgueres, sendo que o destaque é o hambúrguer de siri. Antes ou depois da refeição, as crianças se divertem com os espaços que remetem à casa do Bob Esponja, à casa da Sandy e ao navio pirata do Holandês Voador. Há ainda uma loja com produtos da animação da Nickelodeon e um espaço kids com com brinquedão, piscina de bolinhas e escorregador.
Onde? Rua Atílio Innocenti, 53 – Itaim Bibi
Quando? De domingo a quinta-feira, das 12h às 22h, e às sextas e sábados, das 12h às 22h30
Charada Burguer
As referências aos videogames já começam na decoração, composta por paredes de tijolos, canos verdes e cubos amarelos saídos do universo pixelado de Mario Bros. Em cada mesa, há uma pequena televisão e dois controles para jogar clássicos como Sonic, Mega Man, Zelda, Street Fighter, Mortal Kombat e, claro, Mario. Algumas das quatro unidades espalhadas pela capital paulista também possuem fliperamas e outros videogames ligados a telões, que devem ser compartilhados entre os clientes. Há várias opções de hambúrgueres e porções de batata frita, frango empanado e onion rings. Chamam atenção as sobremesas para lá de açucaradas que combinam mousses, ganaches e outras guloseimas e chegam à mesa transbordando da taça.
Onde? Avenida Renata, 320 (Vila Formosa); Praça Santo Eduardo, 67 (Vila Maria); Avenida Lins de Vasconcelos, 1771 (Cambuci)
Quando? Diariamente, das 12h às 23h
Dino Restaurante
O restaurante possui um enorme brinquedão de dois andares com um escorregador em espiral que é sempre vigiado pela equipe de monitores. Dinossauros espalhados por todos os lados compõem a decoração e o mascote da casa faz aparições para dançar, interagir e tirar fotos com a criançada. O cardápio, por outro lado, visa agradar os adultos com jeitinho de boteco. Além das porções de pastéis e de bolinhos de bacalhau de entrada, chamam atenção as carnes que chegam à mesa na chapa acompanhadas de vinagrete, arroz biro-biro e farofa. Para as crianças, as opções são limitadas, mas do tipo que não tem erro: dá para escolher entre o macarrão com molho branco ou vermelho e o PF com arroz, feijão, batata frita, frango ou carne. Cobra-se um valor por criança para usar a área kids.
Onde? Rua Amélia Corrêa Fontes Guimarães, 590 (Vila Progredior); Rua Olimpíadas, 360 (Vila Olímpia); Shopping Anália Franco – Avenida Regente Feijó (Jardim Analia Franco)
Quando? Os dias e horários de funcionamento variam conforme a unidade; consultar no site
Eat Asia + Hello Kitty
Uma das duas unidades do Eat Asia no bairro da Liberdade passou a ser um espaço dedicado à icônica personagem japonesa Hello Kitty. Como a decoração é repleta de fofurices, os clientes costumam passar bastante tempo tirando fotos em cada um dos três andares da loja, mas o serviço em si é do tipo fast-food: basta fazer o pedido no caixa e retirá-lo no balcão. Entre as opções há hambúrguer de wagyu no pão de brioche, que vem com o rosto da gatinha carimbado, mas também não faltam pratos típicos da culinária asiática, como yakissoba, karê e pokes. Entre as crianças, fazem sucesso mesmo os doces: tem bolo todo cor-de-rosa com mousse de frutas vermelhas, macaron em formato de laço e brownie de chocolate cortado no formato da Hello Kitty. Eventualmente, a personagem aparece para tirar fotos com os clientes.
Onde? Rua Thomáz Gonzaga, 61 – Liberdade
Quando? De segunda a sexta-feira e aos domingos, das 11h às 19h; e aos, das 11h às 20h
Fan Hour
O restaurante em Pinheiros combina videogames, jogos de tabuleiro e comidas temáticas. Cada mesa fica estrategicamente posicionada debaixo de uma televisão conectada a um console, que pode ser um Super Nintendo, Nintendo 64, Nintendo Switch, Mega Drive ou Playstation One. Mas o grupo também pode optar por esquecer as telas e escolher dentre a lista com quase 60 jogos de tabuleiro: tem de todos os tipos e para todas as idades. Independente da escolha, paga-se uma taxa por pessoa que quiser jogar. O cardápio é clássico de hamburgueria, com porções de batata, hot dogs, hambúrgueres e milkshakes.
Onde? Rua Artur de Azevedo, 898 – Pinheiros
Quando? De terça a sexta-feira, das 18h30 às 23h; aos sábados, das 13h às 22h30; e aos domingos, das 13h às 22h
Ludus Luderia
O garçom chega à mesa com dois cardápios: um de comidas e outro de jogos. No de jogos, constam apenas alguns títulos do gigantesco acervo da Ludus Luderia, que já coleciona mais de mil opções. Tem Jogo da Vida, Cara a Cara e War, mas também jogos com mecânicas diferentes e que você pode nunca ter ouvido falar. É possível que depois dê até vontade de ter um deles em casa, como o Dixit, Ticket to Ride, 7 Wonders, Mysterium e Catam. Na dúvida, os monitores indicam a opção perfeita (considerando o número de participantes, suas preferências e idades) e ainda ensinam a jogar. Enquanto as rodadas se desenrolam, o grupo pode ir beliscando porções de polenta, mandioca, dadinho de tapioca, provolone e bruschettas. Apesar de não ser muito prático fazer uma refeição completa com um tabuleiro aberto no meio da mesa, há também sanduíches, quiches, escondidinho e até costela suína com molho barbecue. Como o espaço na Bela Vista se autodenomina um bar, as opções de drinks são vastas, mas o ambiente é bastante familiar e não faltam opções de jogos infantis. Paga-se uma taxa para entrar.
Onde? Rua Treze de Maio, 972 – Bela Vista
Quando? Quarta e quinta-feira, das 18h às 0h; sextas-feiras e sábados, das 18h à 1h; e domingos, das 16h às 23h
Magia e Bruxaria
Inspirado em Harry Potter, esse restaurante em Interlagos possui diferentes ambientes que reproduzem espaços do Castelo de Hogwarts, como a Sala de Poções, o Salão Comunal e a Floresta Proibida. Além disso, espalhados pelo salão há vários objetos que os fãs da saga reconhecerão imediatamente – caso do carro voador da família Weasley, da escultura do trasgo e do centauro. Para entrar no restaurante, é preciso comprar um ingresso que dá direito a uma permanência de duas horas. Um combo com uma bebida não alcóolica, um prato principal e uma sobremesa já está incluído no preço, mas é possível comprar à parte outras opções de comidas e bebidas temáticas. Antes ou depois de fazer a refeição, o visitante pode tirar fotos com personagens, circular pelos cenários e assistir a pequenas apresentações interativas que fazem os olhinhos da garotada brilharem. Em uma delas, as crianças participam de uma aula de como fazer poções mágicas. Em outra, aprendem a colher as barulhentas mandrágoras como no filme.
Onde? Avenida Engenheiro Alberto de Zagottis, 853 – Interlagos
Quando? Sexta-feira, das 14h às 22h; sábado, das 11h às 22h; e domingo das 11h às 19h (é preciso reservar com antecedência pelo site)
Mundo Animal
A franquia de lanchonetes temáticas de selva já tem várias unidades espalhadas pela capital paulista. O sucesso se deve principalmente pelos personagens que circulam entre as mesas do salão, como Leonel (leão), Olivia (onça-pintada), Zoe (zebra) e Edu (elefante), mas todas as filiais também têm uma área kids com pelo menos piscina de bolinhas, pula-pula e escorregador. Em algumas, há jogos de fliperama que devem ser pagos à parte. O restaurante não disfarça sua inspiração nas grandes redes de fast food: não raro há combos infantis que vêm com brindes de personagens famosos. Além disso, o carro-chefe da casa, segundo eles mesmos, é o “batatão”, uma torre de batata frita com diferentes coberturas que vão desde camarão até strogonoff. O restante do menu foca em hambúrgueres e em tábuas com carnes, batata frita e cebola à milanesa.
Onde? Há nove unidades espalhadas pela capital paulista; consulte no site
Quando? Consulte no site os horários de funcionamento da unidade mais próxima
Taverna Medieval
Mais interessante para os adolescentes, a Taverna Medieval transporta da Vila Mariana para a Idade Média com decoração temática, garçons fantasiados, apresentações musicais e um corredor onde é possível praticar arco e flecha. No menu, a quantidade de espadas indica o quão “medieval” é o prato, apesar de nenhum o ser realmente. Por outro lado, é divertido ler os nomes criativos dados a cada comida: as “cebolas recheadas de tão tão distante” são empanadas e preenchidas com pernil desfiado e queijo, enquanto a “camponesa simples de nobre coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha” é uma baguete com pernil desfiado e salada de repolho roxo. Também há doze opções diferentes de hambúrguer. Para beber, é possível escolher entre as “poções” alcóolicas ou não alcóolicas, servidas em frascos diferentões. É preciso reservar com antecedência pelo site.
Onde? Rua Gandavo, 456 – Vila Clementino
Quando? De terça a sexta-feira, das 18h20 às 23h; aos sábados e domingos, das 14h às 23h
Travessa do Bruxo
Outro restaurante inspirado em Harry Potter, o Travessa do Bruxo abriu em novembro em um espaço pequeno com paredes de tijolos aparentes e alguns objetos decorativos que remetem à saga de J. K. Rowling, como vassouras e gaiolas com corujas. Além disso, capas e chapéus são deixados à disposição dos clientes para tirar fotos vestidos como alunos de Hogwarts. Para fazer o pedido, é preciso erguer uma varinha. Há hamburgueres e porções para beliscar, como dadinhos de mandioca, nuggets e batata frita com cheddar e bacon. Diferente mesmo são as bebidas: o restaurante serve sua versão de cerveja amanteigada e drinks com e sem álcool que chegam à mesa soltando fumaça, para parecerem poções.
Onde? Rua Coelho Lisboa, 881 – Tatuapé
Quando? De terça a sexta-feira, das 18h às 23h; aos sábados, das 13h às 23h; e aos domingos, das 13h às 21h
Veja também 28 passeios para fazer com crianças em São Paulo e arredores.
Busque hospedagem em São Paulo no Booking
Busque hospedagem em São Paulo no Airbnb
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


