Nos dias 4 e 5 de outubro, São Paulo será palco da terceira edição do Festival da Lua, o maior evento cultural chinês do Brasil, com atividades gratuitas na Rua 25 de Março. Também chamado de Festival do Meio do Outono, o encontro celebra tradição milenar.
Em algumas comunidades da China, o Festival da Lua é celebrado com desfiles pelas ruas, onde lanternas são acesas e acontecem as danças do leão e do dragão, simbolizando sorte e prosperidade para o ano seguinte. Presentear os entes queridos com os bolos da lua também faz parte da tradição. No Brasil, essas práticas são representadas num ambiente decorado, com barracas de gastronomia e a apresentação do maior dragão brasileiro, que mede 105,91 metros.

Origem do festivalO Festival da Lua tem origem na Dinastia Tang (618-907), quando os chineses começaram a relacionar o movimento da lua às estações e à produção agrícola. Como forma de agradecer pelas colheitas, passaram a oferecer oferendas à lua durante o outono, período em que o astro se apresenta mais brilhante e redondo. Assim como muitas festividades orientais, o Festival da Lua tem suas raízes em lendas transmitidas ao longo das gerações. Uma das mais conhecidas envolve a deusa da lua, Chang’e, e o herói Hou Yi. Segundo a tradição, em um passado distante a Terra sofria com a presença de dez sóis, que devastavam a vida humana. Hou Yi, com seu arco e flechas, conseguiu abater nove dos dez sóis, salvando a humanidade. Após a façanha, Hou Yi recebeu o elixir da imortalidade e confiou-o à sua esposa, Chang’e. Um vizinho invejoso tentou roubá-lo, e, para protegê-lo, Chang’e ingeriu o elixir, transformando-se em deusa e subindo ao céu, estabelecendo-se na lua, o ponto mais próximo da Terra. Ao perceber o desaparecimento da esposa, Hou Yi chamou seu nome e percebeu que a lua estava especialmente brilhante. Em homenagem a Chang’e, passou a oferecer seus bolos favoritos ao astro. Desde então, a tradição de celebrar o festival com os bolos lunares foi consolidada. Ao trazer o Festival da Lua Chinês para a Rua 25 de Março, a comunidade chinesa busca preservar seus costumes, ampliar o conhecimento sobre a tradição e fortalecer a conexão entre a cultura chinesa e a brasileira.
O Festival da Lua tem origem na Dinastia Tang (618-907), quando os chineses começaram a relacionar o movimento da lua às estações e à produção agrícola. Como forma de agradecer pelas colheitas, passaram a oferecer oferendas à lua durante o outono, período em que o astro se apresenta mais brilhante e redondo. Assim como muitas festividades orientais, o Festival da Lua tem suas raízes em lendas transmitidas ao longo das gerações. Uma das mais conhecidas envolve a deusa da lua, Chang’e, e o herói Hou Yi. Segundo a tradição, em um passado distante a Terra sofria com a presença de dez sóis, que devastavam a vida humana. Hou Yi, com seu arco e flechas, conseguiu abater nove dos dez sóis, salvando a humanidade. Após a façanha, Hou Yi recebeu o elixir da imortalidade e confiou-o à sua esposa, Chang’e. Um vizinho invejoso tentou roubá-lo, e, para protegê-lo, Chang’e ingeriu o elixir, transformando-se em deusa e subindo ao céu, estabelecendo-se na lua, o ponto mais próximo da Terra. Ao perceber o desaparecimento da esposa, Hou Yi chamou seu nome e percebeu que a lua estava especialmente brilhante. Em homenagem a Chang’e, passou a oferecer seus bolos favoritos ao astro. Desde então, a tradição de celebrar o festival com os bolos lunares foi consolidada. Ao trazer o Festival da Lua Chinês para a Rua 25 de Março, a comunidade chinesa busca preservar seus costumes, ampliar o conhecimento sobre a tradição e fortalecer a conexão entre a cultura chinesa e a brasileira.
Atrações culturais e gastronômicas
O festival oferece aos visitantes apresentações artísticas, danças folclóricas e demonstrações de artes marciais. Lanternas coloridas também compõem a decoração, reproduzindo a atmosfera típica do festival na China.

Entre os destaques da gastronomia estão os bolos da lua, símbolos da festividade feitos de massa de arroz glutinoso e recheados com pasta de sementes de gergelim, feijão vermelho ou ovos.
Serviço
3º Festival da Lua Chinês
Onde? Rua 25 de Março, esquina com a Ladeira Porto Geral – Metrô São Bento, Centro Histórico – São Paulo – SP.
Quando? 4 e 5 de outubro de 2025. Sábado, das 10h às 21h e domingo, das 10h às 18h.
Quanto? Gratuito.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Você receberá nossas newsletters em breve!
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Fonte.:Viagen