2:17 PM
28 de novembro de 2025

Sebrae Delas 2025 celebra conquistas, conexão entre mulheres e transformação de negócios | ASN Mato Grosso do Sul

Sebrae Delas 2025 celebra conquistas, conexão entre mulheres e transformação de negócios | ASN Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE


A cerimônia de encerramento do ciclo 2025 do Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso reuniu, na noite dessa quinta-feira (27), empreendedoras de todas as regiões de Mato Grosso do Sul no La Riviera Buffet & Eventos, em Campo Grande. O encontro marcou a celebração de um ano de acompanhamento em jornadas, conexões e desenvolvimento pessoal e profissional.

Logo na abertura, autoridades destacaram a força da rede criada pelo programa. Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o momento representa a consolidação de um ciclo de expansão e amadurecimento. “Estamos celebrando o encerramento do Delas 2025. Foram mais de 300 mulheres atendidas neste projeto, que se estendeu por 13 municípios. São quatro jornadas de inspiração, trabalhando a melhoria da gestão desses pequenos negócios que fazem tanta diferença para o nosso Mato Grosso do Sul. Me emociona a transformação de cada mulher, a rede forte que se formou e a evolução dos negócios, muitos já prontos para a internacionalização”, afirmou.

Ciclo 2025 do Sebrae Delas registrou o maior alcance dos últimos quatro anos, alcançando 310 participantes distribuídas entre quatro jornadas

A primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, reforçou o impacto do Sebrae Delas no fortalecimento do empreendedorismo feminino. “Eu adoro estar com o Sebrae, me sinto em casa. A instituição tem esse poder de potencializar tudo o que a mulher tem de melhor como empreendedora. Estar aqui comprova isso. É um momento de estarmos juntas para comemorar um ano de tantos programas que incentivam o empreendedorismo feminino. O Sebrae faz isso com maestria, mostrando para a mulher o que ela pode fazer e potencializando o que já existe dentro dela”, destacou.

Já a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e conselheira do Sebrae/MS, Camila Ítavo, ressaltou a importância da formação empreendedora baseada na experiência. “É super importante trabalhar uma formação empreendedora com base na vivência, personalizada, que pensa na trajetória das mulheres. Muitas vezes, para empreender, precisamos de um porto seguro, uma rede colaborativa, e o Sebrae Delas fortalece exatamente isso. Como conselheira, mulher e cidadã, desejo sucesso às empreendedoras e reforço o quanto a Universidade fica feliz em estar junto desse movimento”, declarou.

Talk Show destaca histórias de superação e liderança feminina 

Como ponto alto da programação, o talk show “Elas fazem história em MS” reuniu mulheres que participaram das jornadas do programa Sebrae Delas em 2025: Essencial, Premium, Global e Liderança Adaptativa.

O talk show “Elas fazem história em MS” reuniu mulheres que participaram das jornadas do programa Sebrae Delas em 2025

Representando a Jornada Liderança Adaptativa, Jaceguara Dantas, desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), emocionou o público ao relatar sua experiência. “A começar pela organização dos saberes, a jornada foi maravilhosa. Tivemos vivências em Bonito que nos conectaram com valores da liderança autêntica. Conheci mulheres extraordinárias, me inspirei muito e me permiti abrir como poucas vezes. Não foi só networking profissional, foi uma convivência humana profunda”, pontuou.

Da Jornada Premium, a psicóloga e palestrante Paula Neres, criadora da página @papodecego, trouxe reflexões sobre propósito e superação. “Espero deixar sementes plantadas no coração de vocês. Aos 16 anos, quando fiquei cega, muitos disseram que seria impossível eu me tornar psicóloga, depois impossível ser boa, depois impossível ser palestrante. Se eu tivesse acreditado no impossível dos outros, eu não estaria aqui, no palco do Sebrae Mato Grosso do Sul, falando para mais de 300 pessoas”, enfatizou.

Ano de expansão, conexões e impacto nos negócios 

O ciclo 2025 do Sebrae Delas registrou o maior alcance dos últimos quatro anos. Ao todo, foram 310 participantes distribuídas entre as quatro jornadas (Essencial, Premium, Global e Liderança Adaptativa). As participantes vivenciaram encontros presenciais e on-line com trilhas sobre gestão do tempo, liderança, autoconhecimento e práticas de desenvolvimento empresarial.
A Jornada Global promoveu mais uma missão internacional, desta vez ao Paraguai, com foco na Rota Bioceânica e participação de 10 empresárias. Além disso, houve a primeira missão internacional focada em mulheres para um destino na Europa: Portugal, trazendo oportunidades para as 16 empreendedoras participantes.

Já o projeto Liderança Adaptativa fortaleceu 20 lideranças femininas das cinco regiões do Estado, com cinco workshops sobre protagonismo, comunicação assertiva, administração de conflitos, storytelling e uma imersão formativa em Bonito. A jornada segue até março de 2026, quando será concluída no evento “Movimente – Mulheres Criativas Quebrando Barreiras”.

O impacto do Sebrae Delas se revela nas histórias de empreendedoras que passaram pelo programa. Uma delas é a artesã Marla Tainá da Rocha Paulo, da Arts Marocha, que participa da iniciativa há três anos. “Quando comecei, minha empresa era tímida. O Delas deu um boom na minha marca. Aquilo que era só um CPF virou um PJ. Eu era nova em Campo Grande e consegui expandir minha marca, aumentar minha cartela de clientes. Cada ano trabalhei uma área: no primeiro, fortaleci meu posicionamento na cidade; no segundo, a parte financeira e de vendas; este ano, mergulhei na gestão, estoque e marketing. Sou muito fã do programa e vou continuar sempre que puder”, disse.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou acesse: ms.sebrae.com.br.



Fonte. Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima