7:26 AM
21 de outubro de 2025

Sebrae/MT leva grupo para conhecer potencialidades da agricultura familiar em Brasília | ASN Mato Grosso

Sebrae/MT leva grupo para conhecer potencialidades da agricultura familiar em Brasília | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), levou um grupo de aproximadamente 20 pessoas, entre gestores municipais, profissionais da área e produtores rurais, para conhecer o setor da agricultura familiar de Brasília/DF. A caravana visitou propriedades, centro de distribuição de alimentos e entidades entre os dias 13 e 18 de outubro.

O coordenador do Sebrae/MT em Sorriso e líder da missão técnica, Marcelo Ferreira, destacou que o papel da instituição é promover capacitação aos participantes, para que possam aplicar o conhecimento adquirido em seus municípios ou propriedades.

“Nosso objetivo é apresentar a essas pessoas o que há de melhor em tecnologias voltadas à agricultura familiar e à agricultura de pequeno porte. Além disso, buscamos mostrar a agricultura orgânica, com a apresentação de produtos de qualidade”, afirmou Ferreira.

A programação incluiu visita à Fazenda Malunga, referência na produção de alimentos orgânicos, além de uma vinícola, Centro de Distribuição de Alimentos (Ceasa), a Embrapa Cerrados e propriedades voltadas à produção de morangos, mirtilos, hortaliças e hortifruti, com foco no turismo rural.

Vanessa Almeida, que participou da missão representando uma empresa do município de Ipiranga do Norte que já atua na produção de alimentos, destacou a importância da experiência para o desenvolvimento produtivo e gerencial. “Levamos muito conhecimento para Mato Grosso, que podemos aplicar de maneira simples no dia a dia do nosso trabalho”, afirmou.

Durante a missão, foram apresentados aos participantes diferentes sistemas de produção com a participação direta de associações e cooperativas, fortalecendo o grupo de produtores da agricultura familiar. Adegair Junior, técnico em agropecuária e representante da Prefeitura de Feliz Natal, ressaltou que o conhecimento adquirido será implementado junto aos produtores locais.

“Tivemos contato com diversas tecnologias e percebemos que o desenvolvimento da cadeia produtiva, amparados em sistemas cooperativos, gerou um avanço significativo para a agricultura familiar, especialmente na industrialização orgânica e na produção sustentável”, concluiu Adegair.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima