Durante os quatro dias da Norte Show 2025, em Sinop, realizada entre 14 e 17 de abril, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), levou aos visitantes da feira, consultorias gratuitas nas áreas de agricultura e pecuária, além de um espaço para pequenos produtores exporem e comercializarem seus produtos.

No estande do Sebrae/MT, idealizado em parceria com a Empaer/MT, foi apresentada aos visitantes uma feirinha com produtos regionais. Entre os itens expostos e comercializados estavam mel, queijos artesanais, pães caseiros, bolachas, salames, peças de artesanato, entre outros itens produzidos por pequenos negócios mato-grossenses.
De acordo com Leandra Franco, coordenadora do Sebrae/MT em Sinop a participação da instituição na Norte Show é estratégica para estimular o crescimento dos pequenos negócios do segmento agropecuário.
“O Sebrae tem como missão fomentar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento dos pequenos negócios. Participar da Norte Show é uma forma de nos aproximarmos ainda mais dos produtores rurais, oferecendo conhecimento, oportunidades e visibilidade para seus produtos”, ressalta Leandra.
Durante os quatro dias de feira, foram realizadas dezenas de consultorias técnicas, com foco em soluções práticas e sustentáveis. “Nosso objetivo aqui é trazer orientação técnica acessível e adaptada à realidade dos produtores com manejo, gestão, inovação e mercado, sempre com foco na melhoria da competitividade, com práticas sustentáveis”, disse o consultor Carlos Carvalho.
Resultados positivos
As produtoras que participaram da feirinha e das consultorias destacaram o impacto positivo da feira. Lenize Schulz, produtora de alimentos caseiros, que possui uma propriedade na região da comunidade Branca de Neve, relatou que a experiência vai além das vendas.

“O Sebrae tem nos ajudado a melhorar a apresentação dos nossos produtos, a pensar no negócio como empresa. Isso faz toda a diferença. Temos dificuldade na área financeira e estamos superando isso”, comentou.
Já para Vivian Scorsatto, empreendedora rural, que reside há cerca de 25 quilômetros do centro de Sinop, avalia que o apoio do Sebrae/MT foi essencial para o amadurecimento do seu negócio.
“Com o Sebrae aprendi a precificar melhor, a entender meu público e a ter mais confiança para vender. Participar da feira com essa estrutura foi um sonho realizado”, destaca.
Fonte Agencia Sebrae