
Com a digitalização de muitos processos de entrada e saída ao redor do mundo, tem se tornado cada vez mais difícil preencher seu passaporte de carimbos como em outros tempos. Desde 2022, um número crescente de aeroportos nos Estados Unidos tem substituído o carimbo pelo formulário digital I-94. Prova oficial da entrada no país, o documento é emitido pela agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, na sigla em inglês).
Mas, além de causar certa tristeza entre os colecionadores de carimbos, o fim do registro físico no passaporte também pode gerar uma dúvida em quem pretende fazer uma estadia mais longa: quanto tempo ainda posso ficar no país? Afinal, se antes a data máxima de permanência legal nos Estados Unidos era incluída no próprio carimbo, agora é preciso lembrar exatamente o seu dia de chegada – ou consultar uma página específica para isso na internet.
Como consultar quanto tempo você ainda pode permanecer nos Estados Unidos
Viajantes em dúvida sobre o tempo de permanência que ainda resta nos Estados Unidos devem acessar a página específica do I-94 no site do CBP, na seção “Traveler Compliance Check”, através do link https://i94.cbp.dhs.gov/search/compliance-search.
Uma vez no site, o viajante deve preencher seus dados de identificação, o que inclui nome, sobrenome, data de nascimento (no formato norte-americano, ou seja, mês-dia-ano), o país que emitiu o passaporte e o número do documento. Depois de completar essas seções obrigatórias, basta clicar em “continue” e verificar quanto tempo resta de estadia.
Em situações normais, um turista com visto válido pode permanecer legalmente nos Estados Unidos por até 180 dias (seis meses) a partir do momento da entrada no país, mas o prazo específico é determinado no próprio guichê de imigração, pelo agente que o recebeu. Como o limite pode ser menor em algumas situações, torna-se ainda mais importante ter acesso ao I-94 na ausência de um carimbo que traria essa informação.
Quem precisa do I-94 e o que acontece se ficar além do prazo
O I-94 é necessário para todas as pessoas que visitam os Estados Unidos, e só não é requisitado para cidadãos estadunidenses, estrangeiros que residem no país, portadores de um visto de imigrantes e cidadãos canadenses de passagem pelos EUA. O I-94 é emitido no local de entrada no país, seja um aeroporto, porto marítimo ou fronteira terrestre.
Pessoas que não respeitam o prazo de permanência legal nos Estados Unidos estão sujeitas a uma série de sanções. Além da possibilidade de deportação, viajantes que extrapolaram a data-limite podem ser banidos de reingressar no país por um período de até 10 anos e, mesmo depois disso, costumam ter muitas dificuldades de conseguir um novo visto de viagem.
Entrar como turista e passar mais tempo que o permitido também é um caminho usual para a imigração irregular. Por isso, pessoas que já desrespeitaram o prazo podem ser impedidas de obter autorização de residência no futuro, mesmo que não tivessem o objetivo de se estabelecer nos EUA quando cometeram a violação original.
Outras informações podem ser obtidas no site oficial.
Leia tudo sobre os Estados Unidos
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


