8:26 PM
16 de janeiro de 2026

‘Ser acumulador não é um estilo de vida. Sempre senti que meu entorno estava fora de controle’

‘Ser acumulador não é um estilo de vida. Sempre senti que meu entorno estava fora de controle’

PUBLICIDADE


Quarto de uma pessoa com transtorno de acumulação, repleto de altas pilhas de livros e roupas.

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, O transtorno de acumulação foi reconhecido como condição de saúde mental em 2013

    • Author, Bea Swallow
    • Role, Da BBC News no oeste da Inglaterra
  • Tempo de leitura: 6 min

Um pequeno espaço sobre o colchão, caminhos estreitos e sinuosos em meio à confusão e precárias pilhas de jornais. Este é apenas um vislumbre dos bastidores de uma pessoa que sofre com transtorno de acumulação.

Jess (nome fictício) teve uma infância turbulenta que, segundo ela, se manifestou na idade adulta como uma “ansiedade paralisante” ao enfrentar situações difíceis.

“Sentia que meu entorno estava sempre fora de controle e isso é parte do problema”, explica ela. “É uma incapacidade de lidar com as coisas.”

Jess mora no norte de Bristol, no Reino Unido. Ela conta que seus problemas como acumuladora começaram inocentemente, quando ela passou a acumular livros. Era uma tentativa de se tornar mais “autoconfiante”, depois de se mudar para a universidade para escapar da sua difícil vida doméstica.

Com o passar dos anos, sua coleção atingiu um volume “opressivo” e impossível de confrontar. Todos os quartos do seu apartamento estavam superlotados de caixas de papel, comida, embalagens e roupas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima