Sinop recebeu, nesta terça-feira (02/09), a Jornada Nacional de Inovação, um encontro que reuniu empresários, empreendedores e especialistas para debater o futuro da tecnologia, da sustentabilidade e dos negócios. O evento foi realizado na sede da Unifasipe – Unidade Aquarela das Artes. A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT).
O principal objetivo da jornada foi fomentar a transformação digital e a transição ecológica nas empresas locais. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a programação incluiu painéis, oficinas e palestras com foco em inovação.
“O Sebrae/MT tem a convicção de que a inovação é fundamental para que as micro e pequenas empresas se destaquem em um mercado tão competitivo. Aqui, trazemos conteúdo, conexões e oportunidades para que os participantes saiam com ideias inovadoras, novos negócios e parcerias”, destacou Lucas.
Entre os pontos altos do evento, estiveram os debates sobre transição energética e ecológica, além de discussões sobre transformação digital e inteligência artificial. Empresas locais também compartilharam cases de sucesso e estratégias de inovação já aplicadas no mercado.
De acordo com o gerente Regional do Senai/MT, Bruno Cavalcante, a escolha de Sinop para sediar a edição de 2025 se deve ao papel estratégico do município. “Para Sinop, isso é importante porque mostra a força do ecossistema de inovação. Temos muitos parceiros envolvidos que contribuem para o processo de evolução da inovação industrial no município”, disse.
O analista Técnico do Sebrae/MT, Rafael Dinartte, ressaltou que a Jornada buscou valorizar as empresas da região, que apresentaram soluções sustentáveis e digitais desenvolvidas na região. “Cada vez mais, Sinop está no radar da inovação. Esse é um movimento que transforma as empresas e fortalece o desenvolvimento regional”, completou Rafael.
Fonte Agencia Sebrae