O STF (Supremo Tribunal Federal) alterou seu sistema eletrônico de andamentos processuais para adotar a palavra relatora quando a responsável pelo caso for uma ministra da Corte. Até então, mesmo em processos sob responsabilidade de Cármen Lúcia, única integrante mulher do tribunal atualmente, usava-se “relator”.
A mudança foi feita após solicitação da associação Elas Pedem Vista, que encaminhou um ofício ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, em agosto. A entidade apontou que a ausência de flexão de gênero era um equívoco e simbolizava um desequilíbrio institucional.
“Longe de parecer um problema de menor importância, o fato exige especial atenção, especialmente pela busca da equidade de gênero”, afirmaram as representantes no pedido.
No documento, a organização lembrou que apenas três mulheres — Ellen Gracie, Cármen Lúcia e Rosa Weber — ocuparam assento na Corte em 134 anos de história, o que representa apenas 1,75% dos 171 ministros que já passaram pelo STF.
O processo tramitou por diferentes áreas administrativas do tribunal até chegar à Secretaria de Tecnologia e Inovação, que, em 19 de setembro, confirmou a alteração no portal. Uma semana depois, o setor comunicou oficialmente que a plataforma do STF havia sido atualizada “para contemplar o disposto no requerimento”.
A associação destacou ainda que a correção reforça diretrizes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), como a Recomendação nº 144/2023, que trata da linguagem simples. “Ao indicar o gênero correto da respectiva relatora, se reconhece a sua importante participação no Tribunal”, escreveu.
Atualmente, Cármen Lúcia é a única ministra entre dez homens na composição do Supremo.
SOLIDARIEDADE
O ator Reynaldo Gianecchini e a apresentadora Chris Flores compareceram ao jantar de gala do Hospital do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), realizado na Sala São Paulo na quarta (1º). O evento teve como anfitriões o fundador, Jacinto Guidolin, e o vice-presidente da instituição e CEO da Cacau Show, Alê Costa, além do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega. Os jornalistas Daiana Garbin e Carlos Tramontina também prestigiaram a noite
com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo