8:29 AM
21 de fevereiro de 2026

Tarcísio amplia verba e ações de comunicação da Segurança – 21/02/2026 – Painel

Tarcísio amplia verba e ações de comunicação da Segurança – 21/02/2026 – Painel

PUBLICIDADE


A oito meses da eleição, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) abriu licitação para reforçar a comunicação de uma das pastas mais importantes da estrutura de governo, a Secretaria de Segurança Pública.

O valor do contrato que consta do edital publicado é de R$ 18,2 milhões pelo prazo de 15 meses, embora a praxe de mercado, segundo a gestão estadual, é que a empresa vencedora ofereça desconto de até 40%.

Mesmo nessa hipótese, o montante final será maior do que o contrato atual, de R$ 6,7 milhões.

A gestão estadual argumenta que o aumento ocorre porque a nova versão da licitação agrega serviços de comunicação que não estavam previstos na anterior, focada basicamente em assessoria de imprensa.

O edital publicado prevê também funções como captação de imagens em vídeo, edição de conteúdo para redes sociais, media training e mapeamento de presença digital, entre outras.

Há uma preocupação especial com a produção de vídeos curtos divulgando ações da pasta para plataformas como TikTok, Facebook e YouTube e aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp e Telegram.

A previsão é de contratação de 31 profissionais de diferentes especialidades de comunicação. O resultado deve ser conhecido em 17 de abril.

A pasta da segurança é uma das mais sensíveis para a gestão Tarcísio. Os números de homicídios e roubos têm apresentado tendência de queda, mas a alta nos feminicídios, furtos de celular e episódios de letalidade policial geram desgaste para o governo.

O edital foi publicado menos de três meses depois da troca na secretaria, com a substituição de Guilherme Derrite pelo delegado Osvaldo Nico.

Em nota, a Secretaria de Comunicação, que centraliza essas licitações, disse que a mudança não teve relação com o anúncio da licitação.

“A concorrência está prevista no Plano de Contratações Anual de 2025, cujos estudos técnicos para a elaboração do edital foram iniciados em junho do ano passado. Portanto, a contratação dos serviços não tem qualquer relação com o atual comando da Secretaria da Segurança Pública”, diz.

Segundo a pasta, o novo edital “trata de comunicação integrada e portanto atualiza e expande os serviços anteriormente contratados, incluindo comunicação digital, comunicação interna e produção de conteúdo multimídia, tendo como objetivo a execução de uma comunicação pública eficiente, com ampla transparência na divulgação dos atos públicos, na prestação de contas e divulgação de informações de utilidade pública”.

O valor estimado, ainda de acordo com a secretaria, é um teto. O vencedor será julgado de acordo com proposta técnica (peso de 70%) e preço (30%). “Pelo histórico de licitações anteriores, os descontos têm variado entre 30% e 40% sobre o valor total estimado”, acrescenta a pasta.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima