Devaneio autoritário
“Chantagem rasteira de Trump não passará” (Editorial, 10/7). Excelente. Enche nossos corações de esperança de que as divergências políticas param na defesa de nossa soberania, de nosso país, de nossas riquezas. Somos todos brasileiros, esquerda e direita juntas em defesa do Brasil.
Rocia Oliveira (Brasília, DF)
Os democratas que tendem a votar em candidatos moderados têm que deixar claro que não apoiarão quem defende anistia para condenados por badernas como as invasões de Brasília e golpistas de Estado. Fora Lula e toda a família Bolsonaro da política.
Orasil Coelho Pina (Criciúma, SC)
Retaliação
“Julgamento no STF que endureceu regras contra big techs impulsionou decisão de Trump de retaliar Brasil” (Política, 11/7). Além disso, coincidiu com a cúpula do Brics e a conversa sobre a moeda comum aos países do bloco. Mas os Bolsonaro há meses pedem sanções ao país para livrar a cara. Que família ruim para o Brasil!
Maria F. Luporini (Campinas, SP)
Do ponto de vista dos EUA, se um Estado retalia minhas empresas ou dificulta suas operações, impor tarifas é uma alternativa para tentar mudar a situação. É o jogo. Se o Brasil achou ruim, é só não abaixar a cabeça, manter as decisões e agir com reciprocidade.
Fernando Sanches (São Paulo, SP)
Se fosse isso, teria que impor estas taxas à Europa, cujos países têm leis de controle das big techs muito mais rígidas que as nossas.
Mônica Casarin Fernandes Elsen (Armação dos Búzios, RJ)
Se quer fazer crer que o interesse das big techs é a liberdade de expressão, quando na verdade elas têm um poder imenso de controle de massas e de opiniões. É isso que não querem e não vão perder.
Diogo Costa (São Paulo, SP)
Tarcísio com Bolsonaro
“Tarcísio tentou convencer STF a autorizar viagem de Bolsonaro aos EUA para negociar com Trump” (Mônica Bergamo, 11/7). Tarcísio desrespeita as instituições brasileiras. Quer passar por cima do corpo diplomático e do governo federal. Tenta obter ganho político, mas a julgar pela bizarrice dessa atitude, vai piorar a situação, principalmente para SP.
Jorge A. S. Fischer (Taubaté, SP)
Jogo combinado. Bolsonaro vai aos EUA, pede asilo, “negocia” o fim da taxação que ele mesmo criou e tenta sair como salvador da pátria.
Jaqueline Orda (São Paulo, SP)
Dos brasileiros
“Lula culpa Bolsonaro e Eduardo por tarifaço de Trump em evento com tom por soberania” (Política, 11/7). Podemos não gostar dos EUA, mas precisamos respeitar sua importância econômica. Os lados no Brasil precisam parar de jogar para a torcida: eles não perdem, mas nós perdemos muito.
Silvio Mendonça (Catalão, GO)
Mesmo não sendo ideal, não dá para comparar Lula ao desgovernador de boné “MAGA”. O Brasil é dos brasileiros!
César de Oliveira lima (Salvador, BA)
Análise de câmeras corporais
“Dois PMs são presos por morte de homem rendido em Paraísopolis” (Cotidiano, 11/7). Precisamos reformar nossas polícias.
Leonardo Trindade (São Paulo, SP)
O caminho é este, mas a preparação precisa melhorar.
Carlos E. Cunha (São Paulo, SP)
Tragédia
“Criança é encontrada morta após queda de mirante em cânion na Serra Gaúcha” (Cotidiano, 10/7). Não há segurança e acessibilidade na natureza. É linda, mas bruta.
Thais Fernandes (Brasília, DF)
A criança vítima deveria ter recebido segurança fornecida pela empresa. Arrecadam para quê?
Antônio Ruas (Porto Alegre, RS)
Fonte.:Folha de S.Paulo