2:18 AM
31 de julho de 2025

‘Tarifas de Trump podem reduzir inflação no Brasil e ajudar Lula nas eleições’, diz Samuel Pessôa

‘Tarifas de Trump podem reduzir inflação no Brasil e ajudar Lula nas eleições’, diz Samuel Pessôa

PUBLICIDADE


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Lula deve chegar às eleições com economia em boa forma e tarifas de Trump não mudam esse quadro, diz Samuel Pessôa, economista do BTG Pactual e do FGV Ibre

    • Author, Thais Carrança
    • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo

De olho nas eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem incentivos para não retaliar as tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil e colher os frutos de uma inflação mais baixa no país, avalia o economista Samuel Pessôa, pesquisador do banco BTG Pactual e do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

“Do ponto de vista puramente do cálculo eleitoral, Lula tem um incentivo a não retaliar, porque, se ele não retaliar, tem aí uma desinflaçãozinha a médio prazo”, diz Pessôa, em entrevista à BBC News Brasil.

“A retaliação pode, eventualmente, ser um instrumento de barganha. Mas, se a gente se enxerga com pouco poder de barganha, do ponto de vista do interesse do bem estar brasileiro, é melhor não retaliar”, defende.

Para Pessôa, a perspectiva de desinflação no Brasil pouco muda com a possibilidade aventada pelo secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, na terça-feira (29/07), de que alguns produtos não cultivados nos EUA, como café e manga, possam ter a tarifa de importação zerada.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima