7:21 PM
26 de janeiro de 2026

Taxação de grandes fortunas: como proposta de imposto gerou ‘revolta’ de bilionários na Califórnia

Taxação de grandes fortunas: como proposta de imposto gerou ‘revolta’ de bilionários na Califórnia

PUBLICIDADE


David Sacks falando em um microfone durante uma reunião na Casa Branca. Na mesa há várias pessoas, entre elas o presidente Donald Trump

Crédito, Casa Branca/Joyce N. Boghosian

Legenda da foto, David Sacks fala em evento na Casa Branca, em julho de 2025. Ele é um dos bilionários que se opõem à medida

    • Author, Alessandra Corrêa
    • Role, De Washington para a BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 10 min

O mês de dezembro de 2025 foi marcado por uma movimentação peculiar no Vale do Silício, região da Califórnia (EUA) que é considerada a capital global da tecnologia e lar de muitos dos bilionários que fizeram sua fortuna no setor.

À medida que o fim do ano se aproximava, cresciam rumores de que alguns desses residentes mais ricos planejavam reduzir seus vínculos com a Califórnia ou até mesmo abandonar completamente o Estado.

A suposta revolta seria provocada pela ameaça de um novo imposto estadual de 5% sobre fortunas a partir de US$ 1 bilhão.

Caso aprovado, o imposto será aplicado retroativamente a todos os bilionários residentes da Califórnia em 1º de janeiro de 2026, o que explicaria a aparente urgência em deixar o Estado antes do fim de 2025.

O empresário e investidor David Sacks, assessor especial para Inteligência Artificial e Cripto do governo do presidente Donald Trump, aumentou a especulação sobre o assunto em um post na rede social X em 21 de dezembro.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima