Depois da passagem da frente fria pelo litoral paulista, na sexta-feira passada, uma massa de ar de origem polar chegou à região e derrubou as temperaturas. Nesta terça (12), a previsão dos institutos de meteorologia é que o frio continue na Grande São Paulo, mas sem chuva.
De acordo com os dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o dia deve começar com muitas nuvens e formação de névoa úmida. Ainda pela manhã, o sol aparece e passa a predominar, o que vai atenuar a sensação de frio.
No entanto, a temperatura mínima na madrugada deve ficar por volta dos 9°C. À tarde, a máxima pode ser de 21°C, com percentuais mínimos de umidade em declínio, em torno dos 40% no meio da tarde.
Nessa época de inverno, basta o sol ser encoberto pelas nuvens para aumentar a sensação de frio, o que deve acontecer mesmo no período mais quente do dia.
Com a manutenção do frio, o governo estadual manterá o abrigo solidário para pessoas em situação de rua na estação Pedro 2º do Metrô, com funcionamento até quarta-feira das 19h às 8h.
Já a prefeitura abre as dez tendas espalhadas pela cidade das 18h à 0h, com distribuição de alimentos como sopa, pão, chocolate e chá quentes, água e cobertores, além de encaminhamento para os serviços de acolhimento.
Esse mesmo cenário climático deve se manter em todo o litoral paulista e no vale do Paraíba, com temperatura baixa de manhã e amena à tarde. Segundo o Inmet, em Santos os termômetros devem variar de 10°C a 21°C; em Guarujá, de 13°C a 21°C; em Bertioga, de 8°C a 21°C; em Ubatuba, de 7°C a 22°C; e, em São José dos Campos, de 5°C a 23°C.
No centro e oeste do estado, as máximas podem subir um pouco mais, devido ao tempo mais seco. No entanto, o frio também será intenso no fim da madrugada. Em Campinas, a previsão prevê de 7°C a 25°C; em Bauru, de 8°C a 25°C; em Ribeirão Preto, de 8°C a 27°C; em São José do Rio Preto, de 8°C a 27°C; em Presidente Prudente, de 9°C a 26°C; e, em Araçatuba, de 8°C a 27°C.
Na quarta-feira (13), a massa de ar polar continuará agindo no estado, mas diminuirá um pouco de intensidade, o que deve favorecer o aumento da temperatura máxima.
Como no dia anterior, o dia deve começar com formação de nevoeiro entre a madrugada e o amanhecer. Ainda pela manhã, a nebulosidade se dissipa e o sol passa a predominar, o que vai facilitar a rápida elevação da temperatura.
A expectativa, segundo o CGE, é de uma tarde ensolarada, agradável e com céu claro. A temperatura mínima deve seguir na casa dos 9°C na madrugada, mas a máxima deve subir para 25°C no meio da tarde. O instituto, porém, pede atenção especial com a queda da umidade do ar, que pode ficar abaixo dos 30% nas horas de maior aquecimento na capital paulista, e ainda menor que isso no interior do estado.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que umidade do ar abaixo dos 60% já é prejudicial à saúde humana, principalmente, às crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Assim, a hidratação é indicada para diminuir um pouco os efeitos.
Fonte.:Folha de S.Paulo