“Continuaremos aumentando nossos investimentos em IA, aumentando o investimento em nosso modelo proprietário Hunyuan e expandindo nossas contribuições em recursos multimodais e de código aberto”, disse Lau.
A escalada nos gastos se alinha a investimentos similares em larga escala em IA realizados por outros líderes de tecnologia chineses. O Alibaba anunciou em fevereiro que direcionaria pelo menos 380 bilhões de iuanes para computação em nuvem e infraestrutura de IA nos próximos três anos.
Enquanto isso, a ByteDance, controladora do TikTok, destinou mais de 150 bilhões de iuanes para despesas de capital em 2025, conforme noticiado pela Reuters em janeiro, grande parte voltada para desenvolvimento de IA e poder de computação.
No entanto, o guidance de capex da Tencent para 2025 sugere que, em relação à porcentagem da receita, os gastos ficarão estáveis ante 2024, indicando uma desaceleração no crescimento.
O diretor de estratégia da companhia, James Mitchell, disse a analistas em uma teleconferência separada que o forte aumento nas despesas de 2024 deve atender às necessidades de 2025, e notou que o capex da Tencent no quarto trimestre excedeu o de qualquer outra empresa chinesa de tecnologia listada.
Lau disse que os planos de investimentos podem ser ajustados para cima se a demanda por serviços aumentar.
Fonte.:UOL Tecnologia.: