1:42 AM
20 de dezembro de 2025

The Fat Duck aposta em porções ‘mindful’ no menu – 19/12/2025 – Comida

The Fat Duck aposta em porções ‘mindful’ no menu – 19/12/2025 – Comida

PUBLICIDADE


O The Fat Duck, comandado pelo chef Heston Blumenthal, apresenta uma nova e incomum a proposta para um restaurante: uma experiência mindful. Nele, a casa com três estrelas Michelin aposta em porções menores e dá destaque a elementos como as texturas e sabores.

O argumento do restaurante, localizado no Reino Unido, é que quando se come menos, é possível estar mais concentrado na refeição —o significado de mindful, estado de atenção plena.

“Talvez você queira comer menos. Talvez você queira mais tempo para apreciar cada garfada com atenção plena”, diz uma explicação do Fat Duck sobre o menu.

Em entrevista à revista Restaurant, o chef afirma que o tamanho das porções foi repensado por conta do número de clientes que usam medicamentos para diminuir o apetite.

“Com esses medicamentos para emagrecer, como Mounjaro, Ozempic e Wegovy, as pessoas estão comendo menos e as quantidades de comida podem desanimá-las”, conta Blumenthal.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o restaurante explica que o menu combina duas ideias. A primeira é que “menos é mais”, já que “muitas vezes queremos comer para nos sentirmos cheios em vez de satisfeitos.

A segunda é que comer pode nutrir o corpo e a mente “se comermos com atenção plena, dedicando tempo para saborear lentamente cada garfada”.

A experiência, uma versão reduzida do menu-degustação do restaurante, sai por £275 (R$ 2.029). A sequência original, chamada The Journey (a jornada, em tradução) custa £350 (R$ 2.581).

Um dos destaques é o prato sound of the sea (som do mar), que combina ostras, sashimi e mariscos dispostos em areia comestível com espuma. Ao experimentá-lo, o visitante deve usar fones de ouvido que reproduzem sons do oceano, como ondas e gaivotas. O objetivo é unir som, visão, olfato e paladar.

Outra receita é o cereal com bacon e ovo, sorvete de ovos mexidos com nitrogênio e bacon, criado nos anos 2000 pela casa.

Interessados em experimentar o menu podem fazer a reserva pelo site do restaurante.



Fonte.:Folha de São Paulo

Leia mais

Rolar para cima