11:31 PM
18 de setembro de 2025

Toffoli pede manifestação da Câmara em processo no STF que questiona PEC da Blindagem

Toffoli pede manifestação da Câmara em processo no STF que questiona PEC da Blindagem

PUBLICIDADE


BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli pediu nesta quinta-feira (18) que a Câmara dos Deputados se manifeste, em dez dias, sobre uma ação que questiona a aprovação da PEC da Blindagem.

Leia Também: Dino reage a avanço da PEC da Blindagem e acelera julgamento sobre emendas no STF

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) entrou com mandado de segurança no Supremo na terça-feira (18). Esse tipo de ação tenta proteger direitos ameaçados por uma autoridade pública.

Kataguiri argumenta que a proposta aprovada pela Câmara tem quatro afrontas à Constituição. As principais são o alargamento do foro especial, estendendo-o para presidentes de partidos, e a blindagem de parlamentares contra processos cíveis.

“Usar o exercício da presidência de partido político como critério para foro por prerrogativa de função significa dar poderes a uma entidade de direito privado, de caráter associativo, de decidir quem será julgado pelo STF. Isto é uma afronta clara e direta à igualdade”, diz o deputado.

O parlamentar pede ainda que o Supremo decida, com urgência, impedir a tramitação da PEC da Blindagem até que o tribunal discuta o mérito das questões levantadas na ação.

A PEC da Blindagem foi aprovada pela Câmara na terça-feira (16). O texto prevê que investigações contra parlamentares só podem ser abertas no STF mediante aval de deputados e senadores, em votação secreta.

A proposta está no Senado, e o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) indicou às lideranças partidárias que não deve dar celeridade à PEC diante da resistência de senadores ao tema.

Pabllo Vittar e Anitta criticam PEC da Blindagem:

A drag queen e a amiga funkeira pediram aos fãs para ficarem atentos com a proposta que mira ‘proteger’ políticos alvos da Justiça; “Vamos ficar atentos para mais esse desserviço na nossa política”, disse Anitta

Rafael Damas | 14:24 – 18/09/2025



Fonte. Noticias ao minuto

Leia mais

Rolar para cima