O ator britânico Tom Holland, conhecido por interpretar o Homem-Aranha em filmes da Marvel, revelou em uma entrevista recente ao portal IGN que tem diagnóstico de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e dislexia.
Holland estrela uma nova campanha da LEGO, que busca incentivar que crianças não deixem de brincar. A iniciativa da empresa famosa pelos bloquinhos montáveis surgiu após pesquisas mostrando que os pequenos vêm deixando os brinquedos para trás cada vez mais cedo, sentindo uma pressão por amadurecer de forma precoce.
Aos 29 anos, o ator usou o próprio diagnóstico para reforçar a mensagem da campanha, falando dos desafios para construir algo novo diante de uma “tela em branco”.
“De qualquer forma que você conseguir, seja uma pessoa jovem ou adulto, interaja com algo que o force a pensar fora da caixa e fazer mudanças“, argumentou. “Acredito que, quanto mais fizermos isso, melhor”.
O que são o TDAH e a dislexia
O TDAH e a dislexia estão entre as causas mais comuns por trás de problemas de desempenho escolar ainda na infância. Ambos são considerados transtornos de neurodesenvolvimento e, embora sejam questões distintas que podem ocorrer separadas, é comum que apareçam juntas, como no caso de Tom Holland.
No passado, o ator já havia compartilhado seu diagnóstico de dislexia, que recebeu aos sete anos, mas a entrevista recente foi a primeira vez que falou abertamente sobre o TDAH.
De modo geral, o TDAH tem impactos mais amplos na vida de uma pessoa. O déficit de atenção leva a uma maior propensão a distrações e esquecimentos no dia a dia, enquanto a hiperatividade pode levar a episódios de inquietação, por exemplo.
Já a dislexia tem consequências, sobretudo, na linguagem. O transtorno se manifesta de forma mais notável na leitura e escrita, mas também podem haver problemas de pronúncia, conforme o caso.
+Leia também: Dislexia ou TDAH: entenda as semelhanças e diferenças entre os transtornos
Quais são os sinais dos transtornos
No caso do TDAH, pontos que podem ser indicativos de que o transtorno está presente incluem:
- Distrações frequentes em atividades diárias;
- Esquecimento recorrente de tarefas ou objetos pela casa;
- Inquietação constante, como dificuldade de fazer tarefas por tempo prolongado ou não deixar outras pessoas concluírem sua fala;
- Ações impulsivas.
Já a dislexia é marcada por sinais como:
- Dificuldades de leitura e escrita, com inversão ou omissão de letras e sílabas;
- Prejuízos na compreensão de texto;
- Problemas de pronúncia de determinados sons ou incapacidade de nomear letras, cores ou números.
Diagnóstico e tratamento
Os sinais listados acima podem despertar suspeita, mas apenas um profissional capacitado pode fechar o diagnóstico. Psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos são alguns dos especialistas que ajudam a identificar as dificuldades e encaminhar para um psiquiatra, quando for o caso.
A melhor forma de abordar os transtornos dependerá das características individuais em cada contexto.
O TDAH pode ser aliviado com medicamentos, mas o ideal é ter uma equipe multidisciplinar, com psicólogos e outros especialistas, para acompanhar o manejo do quadro.
Já a dislexia não tem tratamento farmacológico, e o tratamento deve contar com profissionais como fonoaudiólogos e psicopedagogos, de acordo com as dificuldades apresentadas.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril