Cuiabá recebeu nesta segunda-feira (13.10), na sede do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), no Goiabeiras Shopping, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e o Sebrae/MT, o evento reuniu empresários, especialistas e representantes institucionais para discutir os desafios e oportunidades da inovação no setor produtivo.
A Jornada é um evento itinerante que percorre o país de junho de 2025 a fevereiro de 2026, com o objetivo de mapear tecnologias emergentes, promover o intercâmbio de boas práticas e fortalecer o ecossistema brasileiro de inovação. Os resultados dessa caravana serão apresentados no Congresso Nacional de Inovação, em março de 2026, consolidando uma rede de mobilização entre oferta e demanda de soluções rumo à transição ecológica e digital.
Inovação e sustentabilidade
O gerente estadual de Inovação do Sebrae, Lucas Moreira, reforçou a importância da aproximação entre empreendedores e o ecossistema de inovação.
“É uma grande satisfação ver a casa cheia, com tantos empreendedores compartilhando conhecimento e ideias. A Jornada de Inovação conecta pessoas, apresenta soluções e estimula o debate sobre temas fundamentais como a transição ecológica e a transformação digital. O Sebrae trabalha justamente para isso: democratizar o acesso à inovação e oferecer condições para que mais empreendedores possam transformar boas ideias em oportunidades reais de crescimento”, pontuou.
Durante a abertura, o diretor de Desenvolvimento Industrial, Inovação e Tecnologia da CNI, Jefferson Gomes, destacou a importância da escuta ativa e da valorização das experiências empresariais como base para o desenvolvimento da inovação no país.
“Estamos aqui para escutar com propósito. Quando ouvimos as empresas, identificamos desafios e, principalmente, oportunidades de avanço em áreas como tecnologia, integração de soluções e redução do custo Brasil. Já ouvimos mais de 3 mil empresários em todo o país e transformamos experiências inspiradoras em documentários que mostram o poder da inovação. A inteligência artificial, por exemplo, já é realidade nas indústrias; o desafio agora é garantir um uso seguro e responsável”, afirmou.
Já o diretor regional do Senai MT ressaltou o papel da inovação como motor do desenvolvimento industrial e a importância de conectar empresas e instituições.
“A Jornada é um espaço privilegiado para compartilhar conhecimento e discutir os caminhos da inovação. Mato Grosso tem um enorme potencial de crescimento sustentável, e eventos como este fortalecem a conexão entre quem já inova e quem está começando essa jornada”, destacou.
Tecnologia aplicada
O diretor de Relações Institucionais da Amaggi, Ricardo Tomczyk, participou do painel sobre Transição Ecológica e apresentou o caso de inovação sustentável desenvolvido pela empresa, com o uso de biodiesel de óleo de soja em operações logísticas e agrícolas.
“Começamos a testar o uso do biodiesel produzido a partir do óleo de soja em nossas fazendas, comparando o desempenho com o diesel comum. O resultado tem sido muito positivo e reforça nosso compromisso com a transição energética e a redução de emissões”, afirmou. Ele lembrou ainda que a Amaggi assumiu a meta de neutralizar suas emissões até 2050, com soluções sustentáveis em toda a cadeia de valor.
O vice-presidente da FIEMT e sócio da Britaguia, Gustavo de Oliveira, destacou no Painel de Transformação Digital os avanços tecnológicos no setor de mineração e a importância de inovar com responsabilidade.
“Trabalhamos em um setor considerado tradicional, mas a inovação já faz parte do nosso dia a dia. O que antes era feito manualmente hoje é operado por máquinas de alta tecnologia, com sensores e conectividade. O desafio é escolher as tecnologias certas, que realmente resolvam problemas práticos e permaneçam relevantes no futuro”, observou.
O CEO da Time is Money, Wesley Lima, também participou dos painéis e enfatizou a importância de ampliar o acesso ao conhecimento tecnológico.
“É muito importante participar de um painel como este, que aborda temas fundamentais para o momento tecnológico que vivemos. O mercado ainda não está totalmente preparado para o que a tecnologia pode oferecer, e eventos como este ajudam a multiplicar esse movimento, levando conhecimento tanto para empresários quanto para profissionais”, completou.
Com informações da assessoria do Senai/MT
–
Fonte Agencia Sebrae