
- Author, Emily Atkinson
- Role, BBC News
Segundo uma tradução feita das declarações captadas por um microfone aberto, Putin sugeriu até mesmo que a imortalidade poderia ser alcançada como resultado de inovações em biotecnologia.
O momento foi registrado em uma transmissão ao vivo feita pela TV estatal chinesa, enquanto os dois líderes, junto com Kim Jong Un, da Coreia do Norte, caminhavam pela história Praça da Paz Celestial, na China.
Xi e Putin estão no poder há 13 e 25 anos, respectivamente. Nenhum deles expressou qualquer intenção de deixar o cargo.
Ao lado dos líderes norte-coreano e russo, o presidente chinês aproveitou o espetáculo do “Dia da Vitória” para projetar uma visão alternativa para o futuro da ordem mundial.
Contudo, a conversa em particular sugere que seus objetivos vão além do campo político e econômico.

Crédito, AFP via Getty Images
‘Há chance de se viver até os 150’
A troca de palavras foi intermediada por um tradutor de mandarim para Putin e por um tradutor de russo para Xi, e foi traduzida em inglês pela BBC.
“Antigamente, era raro ver alguém com mais de 70 anos, e hoje em dia dizem que aos 70 ainda se é criança”, ouviu-se o tradutor de Xi dizendo em russo.
Uma parte inaudível de Putin se seguiu. Seu tradutor de mandarim acrescentou: “Com o desenvolvimento da biotecnologia, órgãos humanos podem ser transplantados continuamente e as pessoas podem viver cada vez mais, e até mesmo alcançar a imortalidade”.
O tradutor de Xi então disse: “As previsões indicam que, neste século, há uma chance de se viver até os 150 [anos]”.
Putin teria retomado seus declarações em entrevista à mídia russa.
A agência de notícias estatal russa Tass o citou dizendo: “Métodos modernos de recuperação, até mesmo cirúrgicos que lidam com a substituição de órgãos, permitem à humanidade esperar que a vida ativa dure mais do que hoje. A idade média varia de país para país, mas a expectativa de vida aumentará significativamente”.

Crédito, AFP via Getty Images
Xi disse que o mundo enfrenta uma escolha entre a paz e a guerra, enquanto a China revelava um enorme arsenal de armas — incluindo mísseis nucleares de alcance global — para marcar o 80° aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
O desfile dessa quarta-feira marcou a primeira vez que os líderes chinês, russo e norte-coreano apareceram juntos em público, visto por alguns analistas como uma mensagem para as nações ocidentais que os rejeitavam.
Putin e Kim se juntaram a outras 24 autoridades no desfile, incluindo o presidente iraniano Masoud Pezeshkian, o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, o vietnamita Luong Cuong, e o zimbabuano Emmerson Mnangagwa.
A China tem buscado se posicionar como um possível contrapeso aos Estados Unidos desde a imposição de tarifas do presidente americano Donald Trump.
Na quarta-feira, Trump acusou Xi de conspirar contra os EUA com os líderes da Rússia e da Coreia do Norte.
Em uma postagem na rede social Truth Social, Trump escreveu: “Por favor, enviem as minhas mais calorosos lembranças a Vladimir Putin e Kim Jong-un enquanto vocês conspiram contra os Estados Unidos da América”.
Fonte.:BBC NEWS BRASIL