Quem busca uma imersão na cozinha peruana em São Paulo, selecionei três casas se destacam pelo sabor, coerência e cuidado com os ingredientes. Dos ceviches clássicos a receitas criativas com influências nikkei, cada uma delas propõe uma experiência ideal para quem quer explorar a gastronomia andina na capital paulista.
A seguir, os três melhores restaurantes peruanos da cidade, em ranking de excelência do mais bem avaliado ao terceiro colocado:
Topo do pódio
La Peruana Cevicheria
Este foi o ano de festejar a primeira década da casa charmosa da chef peruana Marisabel Woodman nascida como food-truck e, depois, transformada em restaurante de atmosfera intimista. Come-se muito bem por lá itens como o tiradito de namorado ou outro peixe do dia em lâminas enroladas sobre o molho amarelo picante de leve com milho. Outra caprichada sugestão, o arroz caldoso de abóbora vem com peito de pato grelhado ao ponto perfeito. Mais um prato principal sem retoques: tacu tacu de la isla, combinação de milho verde e arroz coberto com polvo, camarão, lula e mexilhão.
Em março de 2025, a cozinheira inaugurou em Pinheiros o Mares de La Peruana (Rua Ferreira de Araújo, 299, ☎ e 4646-2806), dedicado apenas aos pescados e num estilo mais livre. Com a mesma qualidade da casa-mãe, oferece pedidas para conquistar o paladar como o camarão jumbo na brasa ao molho tailandês de pimenta sriracha, chimichurri e pico de gallo de manga verde junto de arroz com leite de coco com castanha-do-pará.
Alameda Campinas, 1357, Jardim Paulista, telefone (11) 5990-0623. Tem acessibilidade. $$

Ama.zo – Cozinha Peruana
São dois endereços, um no centro, o mais charmoso que ocupa o quintal com jabuticabeiras de um casarão centenário, e o outro no Shopping Pátio Higienópolis, com uma agradável varanda. O menu estão nas mãos do chef peruano Enrique Paredes, que mantém equipes afinadas nos dois estabelecimentos, capazes de reproduzir com qualidade as receitas criativas do cozinheiro.
Como Parafes passa boa parte do ano no Peru, é seu time que elabora de sugestões desfiadoras como as conchas tucupi, preparadas com vieira na chapa em sal de alho, purê de abóbora e um ótimo molho de mel de tucupi preto e rapadura. O cardápio também inclui a ostra fresca ao molho ponzu nikkei com físalis e ovas de massagô preto. Em vez de fresco, o ceviche da casa é feito com peixe marinado em molho de pimenta-amarela e cozido na churrasqueira.
Rua Guaianases, 1149 (Casa de Don’Anna), Campos Elíseos, telefone: (11) 99560-4321. Tem acessibilidade. Shopping Pátio Higienópolis, telefone (11) 3823-2991. Tem acessibilidade. $$

Osaka Cocina Nikkei
Deriva de uma casa nascida em Lima com filiais Buenos Aires, Quito, Santiago, Bogotá, Punta del Este, Miami e Chicago. Entre os pontos positivos que fazem desta franquia peruana um lugar agradável estão o serviço atencioso e o padrão regular de qualidade culinária, chamada nikkei, que mescla influência japonesas.
Além de ceviches clássicos, existem outros bem diferentões. Um exemplo é o kiro, preparado com camarão, peixe branco, ají amarillo, abacate na brasa e milho peruano fresco. A seleção de pratos principais inclui o ótimo pato mochero. A ave de pele crocante e carne macia é disposta sobre arroz na wok com bacon, ervilha-torta, cogumelo shiitake e mel de acerola e maracujá. Outra pedida é niku kabayaki, a carne de gado wagyu japonês A5 para o cliente grelhar em pedra quente ao molho panca-tare com sal defumado e caldo de yuzu kosho.
Rua Amauri, 234, Itaim Bibi, telefone: (11) 3073-0234. Tem acessibilidade. $$

Para quem vive em São Paulo como eu ou visita a capital paulista, os três restaurantes — La Peruana Cevicheria, Ama.zo Cocina Peruana e Osaka Cocina Nikkei — estão incluem em seus cardápio um panorama no melhor de culinária andina. Vale colocar os três na sua lista de roteiros gastronômicos.
Que tal escolher o seu favorito e me contar depois? Aguardo suas mensagens.
Fonte.: Veja SP Abril


