O país caribenho de Trinidad e Tobago colocou seu Exército em alerta e convocou as tropas a retornarem aos quartéis nesta sexta-feira (31), após quase um mês de tensões entre Estados Unidos e Venezuela. O anúncio foi feito em comunicado das forças de segurança aos oficiais, ao qual a agência de notícias AFP teve acesso.
“Alerta máximo: com efeito imediato, as Forças de Defesa de Trinidad e Tobago estão em nível 1 de alerta. Todos os membros devem se apresentar em suas respectivas bases”, diz a nota das Forças Armadas. “Recomenda-se fortemente a todos que façam os arranjos necessários com suas famílias e os preparativos pessoais necessários para o confinamento.”
Formado por duas ilhas principais localizadas próximas ao delta do rio Orinoco, a apenas 12 km da costa venezuelana, Trinidad e Tobago se tornou palco da crise entre Washington e Caracas. Os EUA enviaram um navio de guerra lança-mísseis ao país no último domingo (26) e o deixaram parado em águas territoriais da Venezuela até a quinta-feira (30). Como resposta, o regime de Nicolás Maduro suspendeu um acordo energético que mantinha com o país caribenho.
Os EUA lançam ataques a embarcações supostamente dedicadas ao narcotráfico no Caribe e no oceano Pacífico desde o mês passado. A escalada militar na região ocorreu depois que Washington acusou Maduro de chefiar cartéis de drogas. O ditador nega e afirma que os EUA querem inventar uma guerra e buscam uma mudança de governo para se apropriar das riquezas de Caracas.
Na sexta-feira (31), o presidente Donald Trump afirmou que não cogita ordenar ataques dentro da Venezuela. O recuo aconteceu uma semana depois de o americano insinuar que poderia ordenar ações militares terrestres contra cartéis de drogas latino-americanos, sem mencionar Caracas diretamente.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de S.Paulo


