7:00 AM
3 de novembro de 2025

Trump diz sentir pena da família real no caso Andrew – 03/11/2025 – Mundo

Trump diz sentir pena da família real no caso Andrew – 03/11/2025 – Mundo

PUBLICIDADE


Donald Trump disse que sente “pena” pela família real britânica depois que o rei Charles 3º retirou o título de príncipe de seu irmão Andrew por seus vínculos escandalosos com o criminoso sexual Jeffrey Epstein.

“É uma coisa terrível o que aconteceu com a família real”, disse o presidente dos Estados Unidos ao responder a um jornalista a bordo do Air Force One sobre o assunto.

“Tem sido uma situação trágica, e é muito ruim. Quero dizer, sinto pena pela família”.

O governo britânico anunciou, neste domingo (2), que irá retirar o título honorário de vice-almirante do ex-príncipe Andrew, a última patente militar que o membro da família real ainda possuía.

Andrew já havia perdido seus títulos militares honorários em 2022, por decisão de sua mãe, a falecida rainha Elizabeth 2ª, após ser processado por Virginia Giuffre, a principal acusadora do criminoso sexual americano Jeffrey Epstein.

Na quinta-feira (30), o rei Charles 3º retirou todos os títulos e honrarias reais restantes de seu irmão, em meio à indignação no Reino Unido pelos vínculos de Andrew com Epstein.

Um levantamento da empresa de pesquisas YouGov feito em agosto apontou que 67% dos britânicos apoiavam que Andrew perdesse os títulos reais, enquanto apenas 13% se opunham à medida.

O ex-duque de York, título que Andrew renunciou no dia 17 de outubro, também deverá deixar a residência que mora em Windsor e que pertence à coroa britânica.

O ex-príncipe sempre negou ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, que cometeu suicídio em abril deste ano, aos 41 anos. Em suas memórias póstumas, publicadas em outubro, Giuffre disse ter sido forçada a fazer sexo com ele em três ocasiões, duas delas quando tinha apenas 17 anos.

Os encontros teriam sido organizados por Epstein. Segundo o livro, ela conheceu Andrew em março de 2001 em Londres, na casa de Ghislaine Maxwell, então namorada de Epstein e condenada pela Justiça dos EUA em cinco acusações por recrutar jovens e ajudar o investidor a abusar delas.

Andrew nega as acusações e disse não ter conhecido Giufffre, apesar da existência de uma foto mostrando os dois juntos ao lado de Ghislaine. A imagem foi divulgada pelo Tribunal Federal do Distrito Sul de Nova York em 2021, quando Virginia Giuffre moveu um processo contra o então príncipe.

Trump, que já foi amigo de Epstein, enfrentou seus próprios problemas relacionados à queda do bilionário em desgraça, com democratas —e alguns republicanos —exigindo que sua administração divulgasse arquivos governamentais relacionados ao caso.

Embora reconheça que conhecia Epstein há anos, Trump disse que teve um desentendimento com ele muito antes da morte do financista na prisão em 2019, enquanto aguardava julgamento por acusações de abuso sexual de adolescentes. Centenas de mulheres disseram que Epstein cometeu abusos contra elas.

Em setembro, democratas na Câmara dos Representantes dos EUA tornaram pública uma nota de aniversário que Trump supostamente escreveu para Epstein há mais de 20 anos. A carta, cuja autenticidade a Casa Branca nega, inclui a frase: “Que cada dia seja outro maravilhoso segredo”.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima